Portal:Televisão/Destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O Vitinho da RTP.

Boa noite, Vitinho! é o nome de uma série de desenhos animados, a qual alcançou enorme visibilidade em Portugal devido às suas transmissões diárias na Rádio e Televisão de Portugal (canal RTP1) entre os anos de 1986 e 1997. A transmissão diária na televisão pública portuguesa das películas para adormecer as crianças com o personagem Vitinho, em horário nobre, atribuiu picos de audiência à série e uma admiração consensual: não só por parte das crianças, mas também por pessoas de todas as idades.

Após a transmissão da primeira película de animação a 16 de outubro de 1986 na RTP1, seguiram-se três novas películas da série televisiva até ao ano de 1997 com vista a actualizar as anteriores. Os desenhos animados do Vitinho foram transmitidos todos os dias, em horário nobre, durante uma década.

Deram voz às canções da banda sonora da série de televisão cantoras como Isabel Campelo, Dulce Neves, Eugénia Melo e Castro, Lena d'Água e o cantor Paulo de Carvalho. As composições musicais originais estiveram a cargo do maestro José Calvário, o qual contou a magistral instrumentação da Orquestra Sinfónica de Londres e, ainda, da Orquestra Sinfónica de Budapeste. As músicas foram sendo, entretanto, editadas comercialmente em Portugal nos formatos de disco de vinil, cassete, mini-cassete e em CD pelas discográficas Ovação e Sony Music.

Na celebração do 30º aniversário da primeira emissão, Renato Carrasquinho desafiou o criador da série, José Maria Pimentel, para trazer de volta o personagem através de discos de música infantojuvenil e de uma vasta coleção de livros ilustrados para as crianças.

Para ver o artigo completo, clique aqui.