Portal:Vaticano/Banco de destaques/1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Papa Francisco em sua missa de inauguração de pontificado, 19 de março de 2013.

Papa (possivelmente provém do latim "Papa", do grego πάππας, Pappas, uma palavra carinhosa para pai) é o Bispo de Roma, e como tal, é o líder mundial da Igreja Católica. O atual pontífice é o Papa Francisco, que foi eleito no conclave que terminou em 13 de março de 2013.

O Papa é eleito pelo Colégio dos Cardeais, e seu posto é vitalício. Seu cargo eclesiástico é chamado de Papado e sua sede de Santa Sé, o papa também é o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano, uma cidade-estado soberana enclavada por Roma.

O papado é uma das instituições mais duradouras do mundo, e teve uma participação na história da humanidade. Os papas na Antiguidade auxiliaram na propagação do cristianismo e a resolver diversas disputas doutrinárias. Na Idade Média eles desempenharam um papel secular importante na Europa Ocidental, muitas vezes, servindo de árbitros entre os monarcas e evitando diversas guerras na Europa. Atualmente, para além da expansão e doutrina da fé cristã, os Papas se dedicam ao ecumenismo, e diálogo inter-religioso, a trabalhos de caridade e à defesa dos direitos humanos.