Pose (1.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pose
1.ª temporada
Pose (1.ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem  Estados Unidos
N.º de episódios 8
Transmissão
Emissora
original
FX
Exibição
original
3 de junho de 2018 (2018-06-03) – 22 de julho de 2018 (2018-07-22)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
2.ª temporada
Lista de episódios de Pose

A primeira temporada da série de televisão estadunidense Pose foi encomendada em 27 de dezembro de 2017 pelo FX,[1] estreou em 3 de junho de 2018[2] e foi finalizada em 22 de julho de 2018 contando com 8 episódios. A temporada foi produzida pela Fox 21 Television Studios e FX Productions em associação com a Brad Falchuk Teley-Vision, Color Force e Ryan Murphy Television. A temporada foi ao ar às noites de domingo às 21h00, horário do leste dos EUA.

A primeira temporada estrela Evan Peters como Stan Bowes, Kate Mara como Patty Bowes, James Van Der Beek como Matt Bromley, Michaela Jaé Rodriguez como Blanca Rodriguez-Evangelista, Dominique Jackson como Elektra Abundance, Billy Porter como Pray Tell, Indya Moore como Angel Evangelista, Ryan Jamaal Swain como Damon Richards-Evangelista, Charlayne Woodard como Helena St. Rogers, Hailie Sahar como Lulu Abundance, Angelica Ross como Candy Abundance, Angel Bismark Curiel como Esteban "Lil Papi" Martinez-Evangelista e Dyllón Burnside como Ricky Evangelista.

A estreia da série foi assistida por 688 mil espectadores e teve uma classificação de 0.2 no grupo demográfico de 18 a 49 anos.[3] A primeira temporada de Pose recebeu críticas geralmente positivas dos críticos, recebendo o selo Certified Fresh do site agregador de críticas Rotten Tomatoes além de receber inúmeras indicações a prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Série Dramática e o Globo de Ouro de Melhor Ator em Série Dramática de Billy Porter. A série foi renovada para uma segunda temporada em 12 de julho de 2018.[4]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história se passa em 1987-88 e analisa a "justaposição de vários segmentos da vida e da sociedade em Nova York": o mundo da cultura do baile afro-americano e latino, a cena social e literária do centro da cidade e a ascensão do meio yuppie de Trump.[5]

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
TítuloDirigido porEscrito porExibição original [6]Cód. de
produção
Audiência Estados Unidos
(milhões)
11 "Pilot" Ryan MurphyRyan Murphy & Brad Falchuk & Steven Canals3 de junho de 2018 (2018-06-03)1WBF010.688[3]
Após ser diagnosticada como soropositiva, Blanca decide deixar a Casa Abundance e iniciar a Casa do Evangelista. Um jovem dançarino, Damon, é expulso da casa de seus pais conservadores e religiosos depois que descobrem que ele é gay. Blanca convida Damon para ingressar na Casa Evangelista. Angel é pega por Stan, um homem casado que acaba de começar a trabalhar na Trump Tower. Os dois se beijam e conversam, mas não fazem sexo. Abundance e Evangelista se enfrentam em um baile e Abundance é vitoriosa. Damon faz um teste para a New School for Dance e é aceito. 
22 "Access" Ryan MurphyRyan Murphy & Brad Falchuk & Steven Canals10 de junho de 2018 (2018-06-10)1WBF020.548[7]
Blanca tem a entrada negada em um bar gay e faz um protesto solo. Stan pede um aumento no trabalho para que ele possa dar a Angel seu próprio apartamento. Damon conhece um dançarino chamado Ricky e fica apaixonado, mas resiste à sedução de Ricky, já que ele não está pronto para fazer sexo. Blanca oferece a Damon orientação sobre amor e relacionamentos e o incentiva a praticar sexo seguro. Damon perde seu primeiro encontro com Ricky para assistir ao balé. Os dois se reconciliam e vão juntos ao balé. Apesar de ter sido expulsa do bar várias vezes e até mesmo presa, Blanca continua voltando ao bar em protesto. 
33 "Giving and Receiving" Nelson CraggJanet Mock & Our Lady J17 de junho de 2018 (2018-06-17)1WBF030.561[8]
Pray Tell faz uma visita ao seu amante, Costas, que está morrendo de AIDS. Elektra convoca duas de suas filhas, Lulu e Candy, para ajudá-la a roubar um balde de doações do Exército de Salvação. Ela usa o dinheiro para pagar a entrada em sua cirurgia de redefinição de sexo. Stan dá as boas-vindas a Angel em seu novo apartamento. Ela o faz prometer que ficará com ela apenas uma hora no Natal. O chefe de Stan, Matt, chega à casa de Stan trazendo presentes e beija a esposa de Stan, Patty, que está sozinha em casa. Patty rejeita os avanços de Matt. Matt está com raiva e sutilmente sugere que Stan tem uma amante. Stan não pode visitar Angel no Natal depois que Patty o questiona. A Casa Evangelista faz uma ceia de Natal em um restaurante chinês junto com o Pray Tell. 
44 "The Fever" Gwyneth Horder-PaytonJanet Mock24 de junho de 2018 (2018-06-24)1WBF040.719[9]
Damon está com febre alta e Blanca teme que ele possa ter contraído o HIV depois que ele diz a ela que ele e Ricky nem sempre praticam sexo seguro. Pray Tell leva Damon, Ricky, Lil Papi e a si mesmo para fazer o teste e os resultados de todos são negativos, exceto para Pray Tell, que opta por não contar a ninguém, exceto Blanca. Candy recorre a injeções de silicone baratas e amadoras depois de ser ridicularizada em um baile de corpo, o que tem um impacto negativo em sua saúde; Angel também considera a cirurgia plástica depois que um incidente com Stan a deixa insegura. Enquanto isso, Elektra passa por uma cirurgia de redefinição de gênero, apesar das objeções e desaprovação de seu Sugar Daddy. 
55 "Mother's Day" Silas HowardSteven Canals1 de julho de 2018 (2018-07-01)1WBF050.582[10]
Um flashback mostra Blanca participando de seu primeiro baile e não consegue impressionar; no entanto, Elektra a leva para a Casa Abundance. Atualmente, Blanca recebe a notícia de que sua mãe biológica faleceu, e comparece ao funeral e velório, para desgosto de sua família biológica. Blanca visita Elektra no hospital onde ela está se recuperando de sua cirurgia de redefinição de gênero. Enquanto isso, Stan consegue uma promoção no trabalho que irrita Matt, e ele busca vingança contando a Patty sobre o caso contínuo de Stan com Angel. Matt informa o paradeiro de Angel para Patty, que aparece na casa da Casa Evangelista, e Lil Papi leva Patty para o baile onde ela enfrenta Angel. 
66 "Love is the Message" Janet MockRyan Murphy & Janet Mock8 de julho de 2018 (2018-07-08)1WBF060.594[11]
Patty e Angel têm uma longa conversa em um restaurante próximo sobre o relacionamento de Angel com Stan, e Patty fica chocada ao saber que ela é transexual. Mais tarde, Patty leva Stan para uma terapia de casal e, após uma longa sessão, diz a Stan que quer um tempo separado e expulsa Stan de sua casa. Stan confronta Matt fisicamente no escritório, no qual Matt sai por cima. Pray Tell é o anfitrião de um cabaré na ala de AIDS, onde seu namorado Costas está hospedado; posteriormente, Costas morre de complicações causadas pelo HIV. Embora inicialmente zangado, Pray Tell é consolado e confortado por Blanca e seus filhos. 
77 "Pink Slip" Tina MabrySteven Canals & Our Lady J15 de julho de 2018 (2018-07-15)1WBF070.689[12]
Stan e Angel agora vivem juntos como um casal, no entanto, isso dura pouco quando Angel leva Stan para um baile. Ele fica impressionado com a atmosfera e cultura e percebe que esta vida não é para ele e deixa Angel. Enquanto isso, Elektra se vê na rua quando seu Sugar Daddy, e outros como ele, a rejeitam devido à sua cirurgia de redefinição de gênero e começa a fazer strip para conseguir dinheiro após ser despejada de seu apartamento. Em outro lugar, Lulu e Candy, cansadas ​​de viver na sombra de Elektra e sob seu governo, saem e formam sua própria casa, chamada de Casa Ferocity. Blanca descobre que Lil Papi trafica drogas e o despeja de casa. Mais tarde, ele se junta à Casa Ferocity e, durante um confronto com Blanca em um baile, diz a ela que eles estão determinados a derrubá-la. 
88 "Mother of the Year" Gwyneth Horder-PaytonRyan Murphy & Brad Falchuk & Steven Canals22 de julho de 2018 (2018-07-22)1WBF080.781[13]
Blanca e Elektra se reúnem depois que ela convida e dá as boas-vindas a Elektra na Casa Evangelista e a ajuda a conseguir um emprego em um restaurante elegante. Damon e Ricky fizeram um teste com sucesso para uma turnê com Al B. Sure! como parte da trupe de dança, no entanto, Damon fica para trás para continuar seus estudos enquanto Ricky sai em turnê. Antes do Baile da Princesa, Stan aparece e implora a Angel para aceitá-lo de volta, mas ela o rejeita. Elektra consegue recrutar dois novos membros para a Casa Evangelista, e Lil Papi também retorna para a casa. A Casa Ferocity desafia a Casa Evangelista no Baile da Princesa, esta última vence e Blanca é coroada Mãe do Ano. 

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 16 de março de 2017, a série recebeu um pedido de produção do piloto do FX. O piloto foi escrito por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Steven Canals, que também produziram junto com Nina Jacobson, Brad Simpson e Sherry Marsh. As produtoras que participaram do piloto incluíram FX Productions e Fox21 Television Studios.[14] Em outubro de 2017, foi relatado que Leiomy Maldonado e Danielle Polanco estariam coreografando as cenas de baile da série.[15] Mais tarde, foi anunciado que Janet Mock e Our Lady J haviam se juntado à equipe de roteiristas do show e também estavam preparadas para produzir a série também.[16]

Em 27 de dezembro de 2017, o FX anunciou que havia dado uma ordem de produção da série consistindo de uma temporada de oito episódios.[1] Em 9 de maio de 2018, antes da estreia da série, Murphy anunciou que doaria todos os seus rendimentos de Pose para organizações de caridade sem fins lucrativos que trabalham com pessoas LGBTQ+, incluindo o Sylvia Rivera Law Project, o Transgender Legal Defense & Education Fund e o Callen-Lorde Community Health Center.[17] Murphy explicou essa decisão dizendo: "O que me impressionou quando conversei com tantos deles foi o quão duro eles lutaram, como se sentem sob ataque, quantos deles têm dificuldade em obter atendimento médico e encontrar trabalho. Acabei de decidir que preciso fazer mais do que apenas uma série para esta comunidade. Quero alcançar e ajudar esta comunidade".[18]

Casting[editar | editar código-fonte]

Os protagonistas de Pose na Parada Gay de Los Ángeles

Em março de 2017, Ryan Murphy e sua equipe começaram a selecionar o elenco para a série. Em 25 de outubro de 2017, foi anunciado que as atrizes transgêneros Michaela Jaé Rodriguez, Indya Moore, Dominique Jackson, Hailie Sahar e Angelica Ross e os atores cisgêneros Ryan Jamaal Swain, Billy Porter e Dyllón Burnside haviam sido escalados para os papéis principais. A equipe de produção do programa afirmou ter reunido o maior elenco transgênero da história para uma série de televisão.[15][19] A série deveria incluir mais de 50 personagens transgêneros no total. Em 26 de outubro de 2017, foi anunciado que Evan Peters, Kate Mara, James Van Der Beek e Tatiana Maslany também se juntaram ao elenco principal.[20][21] Em 27 de dezembro de 2017, foi relatado que Maslany havia saído da série após a reformulação da sua personagem como uma mulher afro-americana de 50 anos. Charlayne Woodard assumiu o papel.[22]

Filmagem[editar | editar código-fonte]

A produção do piloto da série começou na cidade de Nova York em outubro de 2017.[23] Os episódios seguintes da primeira temporada começaram a ser produzidos em fevereiro de 2018.[1] Murphy dirigiu os dois primeiros episódios da série e Mock dirigiu o sexto capítulo, tornando-a a primeira mulher transexual de cor a escrever e dirigir qualquer episódio para a televisão.[24]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Resposta crítica[editar | editar código-fonte]

A série foi recebida com uma resposta positiva dos críticos em sua estreia. No site agregador de críticas Rotten Tomatoes, a série detém um índice de aprovação de 96% com uma classificação média de 8.3/10 com base em 82 avaliações. O consenso crítico do site diz: "Carregado com energia, equilíbrio e confiança, Pose pirueta entre opulência artística e drama deliciosamente ensaboado para criar uma nova adição ao léxico de Ryan Murphy."[25] Metacritic, que usa uma média ponderada, atribuiu à série uma pontuação de 75 em 100 com base em 27 críticos, indicando "revisões geralmente favoráveis".[26]

Em uma crítica positiva, Richard Lawson da Vanity Fair foi efusivo ao descrever a série como "um retrato envolvente de dias sombrios com alegria. Dor e perseverança são costuradas para criar algo humilde, mas fabuloso - e deve ser gritado acima de todo o clamor alto e glorioso do show, que deveria ter ocorrido há muito tempo."[27] Em uma crítica igualmente favorável, Matt Zoller Seitz da Vulture elogiou a ambição da série, estética e destaque nas minorias, dizendo: "isso mostra ao público americano um mundo que nunca foi visualizado na televisão por tanto tempo e com um orçamento obviamente grande. A câmera balança e desce, desliza e tomba como em um épico de Scorsese como Gangs of New York; tanto nas cenas de rua ao ar livre quanto nas cenas de multidão em ambientes fechados, é óbvio que a FX não poupou despesas para corrigir as roupas, os carros, as ruas, os sinais de negócios e até mesmo o brilho marrom-amarelado característico dos postes de rua."[28] Em uma avaliação mais mista, o Newsday deu à série duas estrelas e meia em quatro e a descreveu com muito menos aprovação, dizendo: "Boas intenções nem sempre levam a uma boa TV, e alguns episódios, em que parece o caso com Pose. Certamente não é uma TV ruim - Murphy não está prestes a deixar sua casa de longa data com um peru - mas costuma ser uma TV sem graça e, por incrível que pareça, uma TV padrão."[29] Em uma avaliação negativa, Willa Paskin da Slate foi totalmente desdenhosa, dizendo: "É um programa de TV de um dos criadores mais astutos que trabalham hoje, mas como uma experiência de visualização pode parecer uma lição objetiva." Ela continuou criticando especificamente o desenvolvimento do personagem do programa, dizendo: "Muitas das pessoas em Pose são mulheres fortes, modelos trans, e isso ocorre às custas de serem seres humanos reconhecidamente defeituosos."[30]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Título Exibição original Rating/share
(18–49)
Audiência
(em milhões)
DVR
(18–49)
Audiência em DVR
(milhões)
Total
(18–49)
Audiência total
(em milhões)
1 "Pilot" 3 de junho de 2018 0.2 0.688[3] 0.2 0.444 0.4 1.132[31]
2 "Access" 10 de junho de 2018 0.2 0.548[7] 0.2 0.338 0.4 0.887[32]
3 "Giving and Receiving" 17 de junho de 2018 0.2 0.561[8] 0.2 0.358 0.4 0.919[33]
4 "The Fever" 24 de junho de 2018 0.3 0.719[9] 0.2 0.438 0.5 1.158[34]
5 "Mother's Day" 1 de julho de 2018 0.3 0.582[10] 0.1 0.390 0.4 0.973[35]
6 "Love Is the Message" 8 de julho de 2018 0.3 0.594[11] 0.2 0.436 0.5 1.031[36]
7 "Pink Slip" 15 de julho de 2018 0.3 0.689[12] 0.1 0.372 0.4 1.062[37]
8 "Mother of the Year" 22 de julho de 2018 0.3 0.781[13] 0.1 0.371 0.4 1.153[38]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeado(a) Resulto Ref.
2018 Gotham Independent Film Awards Breakthrough Series – Long Form Pose Indicado [39]
American Film Institute Awards Top 10 Programas de TV do ano Pose Venceu [40]
2019 Golden Globe Awards Melhor Série Dramática Pose Indicado [41]
Melhor Ator em Série Dramática Billy Porter Indicado
Dorian Awards Programa de TV de Drama do ano Pose Venceu [42][43]
Performance de TV do ano — Ator Billy Porter Venceu
Programa de TV LGBTQ do ano Pose Venceu
Performance musical do ano Billy Porter, Mj Rodriguez e Our Lady J (performando "Home") Venceu
Critics' Choice Television Awards Melhor série dramática Pose Indicado [44]
Melhor ator em série dramática Billy Porter Indicado
Writers Guild of America Awards Nova série Steven Canals, Brad Falchuk, Todd Kubrak, Janet Mock, Ryan Murphy e Our Lady J Indicado [45]
GLAAD Media Awards Melhor série dramática Pose Venceu [46]
Peabody Awards Entretenimento homenageado Pose Venceu [47]
Television Academy Honors Programas e contadores de histórias que promovem a mudança social por meio da televisão Pose Venceu [48]
MTV Movie & TV Awards Desempenho inovador Mj Rodriguez Indicado [49]
TCA Awards Programa do ano Pose Indicado [50]
Novo programa Indicado
Conquista dramática Indicado
Conquista individual em drama Billy Porter Indicado
Gold Derby Awards Melhor Série Dramática Pose Indicado [51]
Melhor Episódio Dramático "Love Is the Message" Indicado
"Mother of the Year" Indicado
Melhor Ator em Drama Billy Porter Venceu
Melhor Atriz em Drama Mj Rodriguez Indicado
Melhor Ator Convidado em Drama Christopher Meloni Indicado
Melhor elenco Elenco de Pose Indicado
Primetime Emmy Awards Melhor série dramática Ryan Murphy, Brad Falchuk, Nina Jacobson, Brad Simpson, Alexis Martin Woodall, Sherry Marsh, Steven Canals, Silas Howard, Janet Mock, Our Lady J, Lou Eyrich e Erica Kay Indicado [52][53]
Melhor ator em série dramática Billy Porter (por "Love Is the Message") Venceu
Primetime Creative Arts Emmy Awards Casting de Série Dramática Alexa L. Fogel Indicado
Melhor Penteado para uma série de câmera única Chris Clark, Barry Lee Moe, Jameson Eaton, Mia Neal, Tim Harvey e Sabana Majeed (por "Pilot") Indicado
Melhor Maquiagem para uma série de câmera única Sherri Laurence, Nicky Pattison Illum, Chris Milone, Deja Smith, Lucy O'Reilly e Andrew Sotomayor (por "Pilot") Indicado
Melhor Trajes de época Lou Eyrich, Analucia Mcgorty, Amy Ritchings e Kevin Ritter (por "Pilot") Indicado
Melhor Série curta de não ficção ou reality Pose: Identity, Family Community (Inside Look) Indicado
2020 Casting Society of America Piloto de televisão e primeira temporada - Drama Alexa L. Fogel, Kathryn Zamora-Benson e Caitlin D. Jones Venceu [54]

Referências

  1. a b c Petski, Denise (27 de dezembro de 2017). «Ryan Murphy's Dance Musical 'Pose' Gets Series Order At FX». Deadline. Consultado em 27 de dezembro de 2017 
  2. Petski, Denise (12 de abril de 2018). «Pose: Ryan Murphy's FX Dance Musical Gets Premiere Date & New Teaser». Deadline Hollywood (em inglês). Consultado em 12 de abril de 2018 
  3. a b c Metcalf, Mitch (5 de junho de 2018). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 6.3.2018». Showbuzz Daily. Consultado em 5 de junho de 2018 
  4. Otterson, Joe (12 de julho de 2018). «Pose Renewed for Season 2 at FX». Variety (em inglês). Consultado em 12 de julho de 2018 
  5. «New Ryan Murphy Musical Dance Series POSE Gets Full Season Order». BroadwayWorld.com. 27 de dezembro de 2017. Consultado em 27 de dezembro de 2017 
  6. «POSE (FX)». The Futon Critic. Consultado em 4 de janeiro de 2021 
  7. a b Metcalf, Mitch (12 de junho de 2018). «SHOWBUZZDAILY's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 6.10.2018». Showbuzz Daily. Consultado em 12 de junho de 2018 
  8. a b Metcalf, Mitch (19 de junho de 2018). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 6.17.2018». Showbuzz Daily. Consultado em 19 de junho de 2018 
  9. a b Metcalf, Mitch (26 de junho de 2018). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 6.24.2018». Showbuzz Daily. Consultado em 26 de junho de 2018 
  10. a b Metcalf, Mitch (3 de julho de 2018). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 7.1.2018». Showbuzz Daily. Consultado em 3 de julho de 2018 
  11. a b Metcalf, Mitch (10 de julho de 2018). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 7.8.2018». Showbuzz Daily. Consultado em 10 de julho de 2018 
  12. a b Metcalf, Mitch (17 de julho de 2018). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 7.15.2018». Showbuzz Daily. Consultado em 17 de julho de 2018 
  13. a b Metcalf, Mitch (24 de julho de 2018). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 7.22.2018». Showbuzz Daily. Consultado em 24 de julho de 2018 
  14. Andreeva, Nellie (16 de março de 2017). «Ryan Murphy Sets His Next TV Series: 1980s New York Drama Pose At FX». Deadline Hollywood (em inglês). Consultado em 16 de maio de 2018 
  15. a b Andreeva, Nellie (25 de outubro de 2017). «FX's Pose: Ryan Murphy Sets Largest Transgender Cast Ever For Scripted Series». Deadline Hollywood (em inglês). Consultado em 16 de novembro de 2017 
  16. Nichols, James Michael (26 de outubro de 2017). «Ryan Murphy's New Show Makes History By Casting Record Number Of Trans Actors». Huffington Post. Consultado em 27 de dezembro de 2017 
  17. Nilles, Billy (9 de maio de 2018). «Ryan Murphy Announces 100 Percent of His Pose Profits Will Be Donated to LBGTQ Charities». E! Online (em inglês). Consultado em 20 de novembro de 2018 
  18. Birnbaum, Debra (9 de maio de 2018). «Ryan Murphy on What Inspired Him to Donate Pose Profits to Trans and LGBTQ Charities». Variety (em inglês). Consultado em 20 de novembro de 2018 
  19. Goldberg, Lesley (25 de outubro de 2017). «Ryan Murphy Makes History With Largest Cast of Transgender Actors for FX's Pose». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 27 de dezembro de 2017 
  20. Otterson, Joe (26 de outubro de 2017). «Evan Peters, Tatiana Maslany Among Four Added to Cast of Ryan Murphy's Pose». Variety (em inglês). Consultado em 16 de novembro de 2017 
  21. Stack, Tim (16 de outubro de 2017). «Pose: Evan Peters, Kate Mara, James Van Der Beek, and Tatiana Maslany join new Ryan Murphy series». Entertainment Weekly (em inglês). Consultado em 16 de novembro de 2017 
  22. Harnick, Chris (27 de dezembro de 2017). «Ryan Murphy and FX Make TV History With New Series Pose». E! Online (em inglês). Consultado em 27 de dezembro de 2017 
  23. Andreeva, Nellie (16 de março de 2017). «Ryan Murphy Sets His Next TV Series: 1980s New York Drama 'Pose' at FX». Deadline.com. Consultado em 15 de abril de 2017 
  24. Gemmill, Allie (9 de julho de 2018). «Janet Mock Just Became the First Trans Woman of Color to Write and Direct a TV Episode». Teen Vogue (em inglês). Consultado em 18 de julho de 2018 
  25. «Pose: Season 1 - Rotten Tomatoes». Rotten Tomatoes. Consultado em 5 de janeiro de 2021 
  26. «Pose: Season 1 - Metacritic». Metacritic. Consultado em 21 de junho de 2018 
  27. Lawson, Richard (30 de maio de 2018). «Pose Is Bold, Necessary Melodrama». Vanity Fair. Consultado em 29 de setembro de 2018 
  28. Seitz, Matt Zoller (5 de junho de 2018). «Pose Is the Culmination of Ryan Murphy's Entire Career». Vulture. Consultado em 29 de setembro de 2018 
  29. Gay, Verne (29 de maio de 2018). «Pose: Formulaic drama, despite innovative casting». Newsday. Consultado em 29 de setembro de 2018 
  30. Paskin, Willa (31 de maio de 2018). «Ryan Murphy's Pose Has Fallen Into the "Strong Character" Trap». Slate. Consultado em 29 de setembro de 2018 
  31. Pucci, Douglas (8 de junho de 2018). «Live+3 Weekly Ratings: 'The Americans' Series Finale on FX Hits Season-Highs and More Than Doubles its Original Telecast Viewership». Programming Insider. Consultado em 8 de junho de 2018 
  32. Pucci, Douglas (15 de junho de 2018). «Live+3 Weekly Ratings: 'Code Black' on CBS Gains the Most in Total Viewers». Programming Insider. Consultado em 15 de junho de 2018 
  33. Pucci, Douglas (22 de junho de 2018). «Live+3 Weekly Ratings: 'Code Black' Staves Off 'Shades of Blue' Season Premiere to Remain the Leader in Scripted Fare in Total Viewer Gains». Programming Insider. Consultado em 22 de junho de 2018 
  34. Pucci, Douglas (29 de junho de 2018). «Live+3 Weekly Ratings: 'Yellowstone' Earns Best Ad-Supported Cable Drama Series Premiere in 2 Years; 'Code Black' the Top Scripted Fare Gainer in Viewers for Fourth Straight Week». Programming Insider. Consultado em 29 de junho de 2018 
  35. Pucci, Douglas (6 de julho de 2018). «Live+3 Weekly Ratings: 'Code Black' Leads All Telecasts in Viewer Lifts; 'Big Brother 20' Debuts in Three of Top 4 Among Adults 18-49 Gains». Programming Insider. Consultado em 6 de julho de 2018 
  36. Pucci, Douglas (14 de julho de 2018). «Live+3 Weekly Ratings: 'Code Black' July 4th Episode Tops All in Viewer Lifts; 'Animal Kingdom' Leads Scripted Cable Fare in Raw Gains». Programming Insider. Consultado em 14 de julho de 2018 
  37. Pucci, Douglas (21 de julho de 2018). «Live+3 Weekly Ratings: 'Yellowstone' Tops in Raw Gains Among All Scripted Fare». Consultado em 31 de julho de 2018 
  38. Pucci, Douglas (28 de julho de 2018). «Live+3 Weekly Ratings: 'Code Black' CBS Finale Tops All Scripted Telecasts in Viewer Gains». Programming Insider. Consultado em 28 de julho de 2018 
  39. Wagmeister, Elizabeth (26 de novembro de 2018). «Gotham Awards: A24 Sweeps With Five Wins, Including First Reformed, Eighth Grade (Full Winners List)». Variety. Consultado em 21 de dezembro de 2018 
  40. Pedersen, Erik (4 de dezembro de 2018). «AFI Awards 2018 TV: This Is Us Is Lone Broadcast Show As FX Nabs Four Of 10 Slots». Deadline Hollywood. Consultado em 4 de dezembro de 2018 
  41. Snierson, Dan (6 de janeiro de 2019). «Golden Globes 2019: See the full winners list». Entertainment Weekly. Consultado em 6 de janeiro de 2019 
  42. Kilkenny, Katie (3 de janeiro de 2018). «Unsung Film of the Year – The Favourite, Pose, Killing Eve Lead Dorian Award Nominations». The Hollywood Reporter. Consultado em 9 de janeiro de 2018 
  43. Kilday, Gregg (8 de janeiro de 2019). «Dorian Awards: The Favourite Named Film of the Year». The Hollywood Reporter. Consultado em 8 de janeiro de 2019 
  44. Crist, Allison (13 de janeiro de 2019). «Critics' Choice Awards: Roma, Americans, Mrs. Maisel Top Winners». The Hollywood Reporter. Consultado em 13 de janeiro de 2019 
  45. Hipes, Patrick (6 de dezembro de 2018). «WGA Awards TV Nominations: The Handmaid's Tale, Barry, SNL Make List». Deadline Hollywood. Consultado em 6 de dezembro de 2018 
  46. Nordyke, Kimberly (4 de maio de 2019). «GLAAD Media Awards: Boy Erased, Pose, Gianni Versace Among Winners». The Hollywood Reporter. Consultado em 5 de maio de 2019 
  47. Hipes, Patrick (18 de abril de 2019). «Peabody Awards: Barry, Killing Eve, Hannah Gadsby, Pose Among Entertainment Winners». Deadline Hollywood. Consultado em 18 de abril de 2019 
  48. «Television Academy Honors Announced». Academy of Television Arts & Sciences. Consultado em 23 de abril de 2019 
  49. «MTV Movie & TV Awards: Riverdale, Thrones Among 2019 Nominees». TV Line. Consultado em 15 de maio de 2019 
  50. Goldberg, Lesley (19 de junho de 2019). «'Pose,' 'Russian Doll,' HBO Lead 2019 TV Critic Awards Nominations». The Hollywood Reporter. Consultado em 22 de junho de 2019 
  51. «Gold Derby TV Awards 2019 nominations: 'Game of Thrones' and 'Veep' lead, while 'Pose' is the top new show of the year». Gold Derby. 24 de julho de 2019. Consultado em 24 de julho de 2019 
  52. Evan Real (16 de julho de 2019). «Emmys: Pose Star Billy Porter Nominated for Best Drama Actor, Trans Actresses Snubbed». The Hollywood Reporter. Consultado em 16 de julho de 2019 
  53. «2019 Primetime Emmy® Awards: Nomination Press Release» (PDF). Academy of Television Arts & Sciences. 16 de julho de 2019. Consultado em 16 de julho de 2019. Arquivado do original (PDF) em 16 de julho de 2019 
  54. Lewis, Hillary (24 de setembro de 2019). «Artios Awards: 'Succession,' 'Pose,' 'Dead to Me' Among Casting Society TV, Theater Nominees». The Hollywood Reporter. Consultado em 2 de fevereiro de 2020