Posição anatômica de referência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Posição anatômica)
Ir para: navegação, pesquisa
Posição anatómica de referência com os termos de localização relativa.

A posição anatômica de referência (português brasileiro) ou posição anatómica de referência (português europeu) é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posição anatômica, o corpo estudado deve ficar na posição ereta (de pé, posição ortostática ou bípede),com a face voltada para o anterior e o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, paralelos ao tronco e com as palmas voltadas o anterior, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés(artelhos) voltados para o anterior[1] .

Em outros seres vivos[editar | editar código-fonte]

Como os animais podem alterar a orientação no que diz respeito ao seu ambiente, e porque os apêndices (braços, pernas, tentáculos, etc.) podem mudar de posição em relação ao corpo principal, é importante que os termos anatômicos de localização se refiram ao organismo, quando ele está na sua posição anatômica padrão.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. 'D'ANGELO, V.G. & FATTINI, C.A. ANATOMIA BÁSICA DOS SISTEMAS ORGÂNICOS -7.0 PAG 9 posição de descrição anatômica',
  2. Dyce, K. M.; Wensing, C. J. G.; Sack, W. O. (2004). Tratado de Anatomia Veterinária (Brasil: Elsevier). pp. 1–2. ISBN 8535213929. Consultado em 10 de março de 2016. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.