Praia de Itaquitanduva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praia de Itaquitanduva
Localização
Coordenadas
Endereço
Descrição
Tipo de praia
oceânica
Extensão da orla
300m
Água e ondas
adequadas para surfe
Funcionamento
Acesso público
através de trilha a pé

Praia deserta de São Vicente (São Paulo) dentro do Parque Estadual Xixová-Japuí, muito procurada por surfistas, com acesso por trilha que passa por áreas de Mata Atlântica do Parque. [1][2]

Muitos desconhecem, mas São vicente possui, além das suas três praias (Praia do Itararé, Praia do Gonzaguinha e Praia dos Milionários), a Praia de Itaquitanduva. Uma reserva natural pouco explorada pela população devido a sua localização de não tão fácil acesso. Localiza-se atrás do Morro do Xixová, abaixo do Pico do Itaipu e possui 300 metros de extensão.

Como sendo uma praia deserta e isolada, ela possui um ecossistema preservado e animais silvestres que se refugiam na mata. Não possui bares e nem ambulantes, apenas uma bica natural de água potável que vem da nascente do morro. Para se chegar à praia, é preciso fazer uma trilha a pé, de aproximadamente 40 minutos.

É um local também, muito apreciado por surfistas, devido às enormes ondas e à belíssima paisagem.

Há um tempo, a praia sofreu uma especulação imobiliária, porém,com a união de surfistas, ambientalistas e protetores da natureza, a região passou a servir para estudos científicos das espécies de aves que migram ao local, à flora e aos animais que lá habitam.

Com essa ação movida pelos frequentadores da praia, o possível desmatamento foi evitado e foi promulgado um decreto estadual, no dia 27 de setembro de 1993, nomeando o lugar de “ Parque Estadual Xixová Japuí”.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Precedido por
Praia de Paranapuã
SaoPaulo RM BaixadaSantista.svg
Praias do Litoral Paulista

Sucedido por
Praia dos Milionários