Praia de São Lourenço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praia de São Lourenço
SMA VPO baia de s lourenco.jpg

Baía e praia de São Lourenço.

Localização
Endereço
Descrição
Tipo de praia
Oceânica
Mapa dos Açores (Luís Teixeira, c. 1584).

A Praia de São Lourenço localiza-se na baía de São Lourenço, na freguesia de Santa Bárbara, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores.

Encontra-se indicada como uma povoação no "Mapa dos Açores" (Luís Teixeira, c. 1584) como "La Prainha".

De grande extensão, esta praia encontra-se entre as maiores do arquipélago, ao fundo de uma encosta vulcânica muito antiga e ocupada por vinhas plantadas em currais formados ora por sebes vivas ora por muros baixos de pedra basáltica. Das uvas destas vinhas produz-se o vinho de São Lourenço.

O extenso areal é, de quando em vez, recortado por afloramentos de rochedos baixos que avançam mar adentro. Na sua extremidade sul, destaca-se o ilhéu de São Lourenço, curiosa estrutura rochosa dotada de um reduzido cais natural e de uma gruta com estalactites e estalagmites, apenas acessível de barco.

Esta praia e a zona envolvente encontram-se classificadas como reserva natural: a Reserva Natural da Baía de São Lourenço.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • FERREIRA, Adriano. São Lourenço: Um Recanto de Sonho. Vila do Porto (Açores): Círculo de Amigos de São Lourenço, 1997. 96p. fotos p/b, cor.

Ver também[editar | editar código-fonte]