Reserva Natural da Baía de São Lourenço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Baía de São Lourenço.
Carta da baía de São Lourenço, 1869.
Painel de azulejos (Isabel Melo, 1997).

A Reserva Natural da Baía de São Lourenço localiza-se na baía de São Lourenço,[1] freguesia da Santa Bárbara, concelho da Vila do Porto, na costa Nordeste da ilha de Santa Maria, nos Açores.

História[editar | editar código-fonte]

A baía de São Lourenço serviu, até à época dos antigos paquetes, como porto alternativo de abrigo ao de Vila do Porto. Por aqui se baldeavam, em caso de necessidade, mala postal e passageiros de e para a ilha.

Para a sua defesa, existiu outrora uma fortificação, o Forte da Baía de São Lourenço.

Encontra-se classificada como Reserva Natural desde 1987.

Em 20 de outubro de 1988 foi fundado o "Círculo de Amigos de São Lourenço", associação constituída para "(...) defender os interesses turísticos do lugar de veraneio da baía de São Lourenço (...)", e que, a par de outras atividades, é responsável pela organização das festividades de Verão.

Características[editar | editar código-fonte]

Com 113 hectares de área, localiza-se numa cratera vulcânica cujo abatimento, no rebordo voltado para o mar, deu origem a uma baía.

A área classificada abrange a praia de São Lourenço, da ponta dos Matos, a Norte, à ponta Negra, a Sul, de areias acastanhadas, e os vinhedos aninhados na encosta, dispersos em currais divididos ora por sebes vivas, ora por muros baixos de pedra basáltica, onde se produz o chamado vinho de São Lourenço. Compreende ainda o ilhéu de São Lourenço, a Sul, fronteiro à ponta Negra.

Apresenta vasta biodiversidade, sendo apreciada para o mergulho de observação. As águas da baía apresentam uma profundidade média de 12 metros, com um fundo geralmente de areia entrecortado por rochas.

Referências

  1. Também denominada como "baía do Sol Nascente", uma vez que se situa na costa mais oriental do arquipélago.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • FERREIRA, Adriano. São Lourenço: Um Recanto de Sonho. Vila do Porto (Açores): Círculo de Amigos de São Lourenço, 1997. 96p. fotos p/b, cor.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]