Monumento Natural da Pedreira do Avelino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monumento Natural da Pedreira do Avelino
Monumento Natural da Pedreira do Avelino
Algumas pegadas observáveis no Monumento Natural da Pedreira do Avelino
Dados
Área 1,66 ha
Criação 7 de maio de 1997 (26 anos)
Gestão Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade

O Monumento Natural da Pedreira do Avelino é uma jazida de com uma área de cerca de 150 m2, onde foram identificadas pegadas de saurópodes, datada ao Jurássico Superior (140-130 milhões de anos).[1][2] O monumento localiza-se no Zambujal, perto de Sesimbra.

Os trilhos deixados por esses herbívoros quadrúpedes são visiveis numa camada de calcário compacto, com cerca de 60 cm de espessura, inclinada a 30º para norte.

As pegadas terão ficado impressas num período em que junto de lagoas maritimas prosperava a vegetação, mantendo-se acumulações de água que atraíam dinossáurios herbívoros e carnívoros.

Nesse momento os sedimentos encontravam-se ainda dotados de alguma plasticidade mas já suficientemente consolidados, pelo que a pata do dinossauro, ao exercer um peso de 3 a 5 toneladas, deixou a sua marca impressa. Em cada uma delas encontra-se perfeitamente visível o rebordo saliente da lama sob a pressão da pata do animal.

A algumas das pegadas foram retirados moldes e depositados na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Referências

  1. «Setúbal Península Digital:: Monumentos Naturais - Monumento Natural - Pedreira do Avelino». www.setubalpeninsuladigital.pt. Consultado em 23 de abril de 2009 
  2. «Pedreira do Avelino - ICNPortal». portal.icnb.pt. Consultado em 23 de julho de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.