Predefinição:Respell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

{{{1}}}

Documentação da predefinição[ver] [editar] [histórico] [purgar]

Esta predefinição formata a reescrita por pronúncia de palavras, estrangeiras ou não, na língua portuguesa. Ela aplica itálico à palavra, separa cada valor por um hífen para que representem uma sílaba, e tem uma ligação para Wikipédia:Pronúncias irregulares.

As palavras devem ser escritas de acordo com as regras de reescrita por pronúncia de Wikipédia:Pronúncias irregulares. Por exemplo, a palavra agitações [a.ʒi.ta.ˈsõj̃s] é reescrita a-ji-ta-SSOYNS, com a predefinição utilizada desta forma:

Uso[editar código-fonte]

Na Wikipédia, a reescrita é mais comumente usada para ajudar a esclarecer a pronúncia de um nome ou tópico na seção principal ou no parágrafo introdutório de um artigo. A reescrita por pronúncia deve ser sempre precedida por uma predefinição correspondente do Alfabeto Fonético Internacional (ex.: {{IPAc-pt}}) e nunca deve substituí-la. A predefinição serve para que os leitores possam mais facilmente descobrir como pronunciar uma palavra estrangeira, comumente mal pronunciada ou de difícil pronúncia. Por exemplo:

Recomenda-se que não seja incluído nenhuma pontuação, e apenas um espaço entre a transcrição fonética do AFI e a reescrita por pronúncia.

Para denotar os limites de palavras ou indicar pronúncias alternativas, basta incluir a última sílaba da palavra anterior e a primeira da palavra seguinte no mesmo valor, separadas por um espaço. Por exemplo:

Ver também[editar código-fonte]