Projeto Arquimedes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Projecto Arquimedes
Administração
Localização
Coordenadas
Características
Tipo de instalação
central elétrica a gás natural (en)
IGCC
Potência instalada
700 MW
Mapa

O Projecto Arquimedes é um projecto para a construção da central termoeléctrica em Priolo Gargallo, Sicília, feita de uma série de 360 espelhos capazes de recuperar o calor do sol e permitem a produção de vapor que accionarão turbinas para produzirá energia eléctrica igual 5 MW [1]. O centro foi inaugurado 14 de Julho de 2010.

O sistema do projecto Arquimedes

A ideia de desenvolver esta tecnologia foi fortemente apoiada pelo físico italiano Carlo Rubbia, durante o período de sua presidência da ENEA (Ente per le Nuove tecnologie, l'Energia e l'Ambiente). Este sistema utiliza a energia solar e consiste numa área de aproximadamente 30 000 m2 de espelhos (os colectores parabólicos da imagem) que concentram a luz solar em 5 400 m de tubo com sal derretido utilizado como fluido de transferência de calor, flúido que é aquecida a 550 °C. A energia térmica é então usado para produzir vapor a alta pressão para fazer funcionar turbinas a vapor para a geração de eletricidade.

O nome do projecto vem de Arquimedes ter usado, segundo a tradição, espelhos dirigidos contra as velas dos navios romanos durante o cerco de Siracusa para as queimar.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Central solar

Ligações externas[editar | editar código-fonte]