Provoca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Provocações)
Provoca
Marcelo Tas no cenário do Provoca
Informação geral
Formato talk show
Duração 26 minutos
Criador(es) Antônio Abujamra
Gregório Bacic
País de origem Brasil
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Marcelo Tas
Gregório Bacic
Roteirista(s) Marco Aurélio dos Santos (2019)
Gregório Bacic (2000 a 2015)
Apresentador(es) Marcelo Tas
Exibição
Emissora original TV Cultura
Transmissão original Primeira Fase: 6 de agosto de 2000 - 7 de julho de 2015]] Segunda Fase: 14 de maio de 2019 - presente

Provoca[1] é um programa da TV Cultura apresentado pelo jornalista Marcelo Tas. É um programa de entrevistas instigantes e provocativas, com grande ênfase no entrevistado.

Durante quinze anos foi apresentado por Antônio Abujamra com o nome de Provocações. O apresentador também lia textos e recitava poemas de pessoas famosas ou não. Além disso, havia o quadro "Vozes das ruas", no qual transeuntes expressavam suas opiniões acerca de diversos assuntos. A trilha sonora de abertura foi elaborada pelo filho de Abujamra, o músico e ator André Abujamra.[2]

O programa estreou em 6 de agosto de 2000. A primeira fase foi encerrada em 28 de abril de 2015, devido à morte do apresentador Antônio Abujamra.[3][4] Por meio do canal próprio do programa, foram publicadas as entrevistas que haviam sido gravadas e não transmitidas pela TV Cultura (ep. 696 - 702). O filho do apresentador reuniu pessoas próximas ao programa e ao apresentador, encerrando a série Provocações em um especial em três partes (ep. 703, 704 e 705).

O retorno, com Marcelo Tas[editar | editar código-fonte]

Em março de 2019 a emissora anunciou a retomada do programa sob o comando do Marcelo Tas, que tem um histórico com a TV Cultura por ter interpretado personagens para programas infanto-juvenis, e também por ter apresentado o programa de variedades Vitrine. A 16ª temporada do programa, a primeira com o Tas, estreou em 14 de maio de 2019, tendo como entrevistado o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes. Na nova fase, em que enfatiza a interação com as redes sociais, o programa recebeu o nome de Provoca.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado Ref.
2019 Troféu APCA Melhor Programa de TV Indicado [5]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]