Q (Star Trek)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Q é um personagem do seriado Star Trek: The Next Generation, caracterizado por ser um entidade de poderes ilimitados, interpretado pelo ator John de Lancie. Q aparece também nos seriados Star Trek: Deep Space Nine e Star Trek: Voyager. Ele vem do Continuun Q, onde todos são conhecidos como Q. O personagem secundário Trelane, do 17º episódio da 1ª temporada de Star Trek: The Original Series pode ser Q, mentindo seu nome.


Jean-Luc Picard
Personagem fictícia de Star Trek: The Next Generation
225px
Nascimento Não datado
Espécie Entidade Onipotente Q
Afiliações Q Continuum
Contínuo Q
Criado por Gene Roddenberry
Primeira aparição "Encounter at Farpoint" - pt -"Encontro em longínqua"
Última aparição Star Trek Voyager
Interpretado por John de Lancie

Q, mais especificamente sua misteriosa civilização do qual pouco se sabe, além do fato de ser inimaginavelmente avançada e viver em um plano interdimensional, é considerada por especialistas em ficção científica e futurologia, assim também como físicos, como uma civilização do tipo IV da escala de Kardashev, a qual possuiria uma Ciência tão incompreensivelmente (para nós) avançada, que elevou-os ao status de deuses, literalmente. Q teria um pouco de semelhanças com o Deus Cristão[1].

Apesar de ser onipotente e onipresente ele não representa uma ameaça grave à Federação, já que seu interesse é na evolução humana e como eles lidam com seus problemas.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre Star Trek é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.