Quatro grandes crónicas
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
As Quatro grandes crónicas é um conjunto de crónicas medievais escritas em língua catalã entre os finais do século XIII e no transcurso do século XIV.
Duas das crónicas foram escritas por reis de Aragão - Jaime I e Pedro o Cerimonioso - e as outras duas por personagens muito próximos à corte aragonesa - Ramon Muntaner e Bernardo Desclot. O período abrangido pelas obras corresponde quase totalmente com os reinados dos reis da Casa de Barcelona. Além da exaltação da figura dos reis desta dinastia, as crónicas caracterizam-se pela riqueza e valor histórico dos relatos, uma vez que os autores foram testemunhas de muitos dos eventos narrados. Outra característica é o imenso valor literário e linguístico para a literatura catalã.
As quatro grandes crónicas são:
- Llibre dels fets (Livro dos feitos) ou Crónica de Jaime I
- Crónica de Bernardo Desclot ou Livro do rei Pedro de Aragão.
- Crónica de Muntaner
- Crónica de Pedro, o Cerimonioso
Tanto a crónica de Jaime I como a de Pedro o Cerimonioso são as únicas escritas por monarcas medievais europeus sobre seus próprios reinados.
Referências
[editar | editar código-fonte]- Les quatres grans cròniques medievals catalanes [1] (em catalão)