Quem Quer Ganha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Quem Quer Ganha
Último logotipo
Informação geral
Formato Game show
País de origem Portugal Portugal
Idioma original Português
Produção
Produtor(es) Endemol
Apresentador(es) Iva Domingues
Leonor Poeiras
Teresa Peres
Exibição
Emissora de televisão original TVI
Transmissão original 16 de Junho de 2003 - 17 de Setembro de 2010
N.º de temporadas 6
Cronologia
Agora é que Conta

Quem Quer Ganha foi um concurso televisivo produzido pela Endemol e transmitido pela TVI em Portugal. Este programa teve 6 edições e 7 estúdios.

História[editar | editar código-fonte]

Começou a ser emitido a 16 de Junho de 2003 com a apresentação de Iva Domingues. Em Março de 2004 Iva Domingues foi temporariamente substituída por Carlos Ribeiro mas semanas depois esta voltou à condução do programa que veio a sofrer a primeira modificação do cenário em Setembro de 2005, apesar da estrutura do jogo se manter igual.

Em Abril de 2006 Leonor Poeiras entrou na apresentação deste concurso com o "Quem Quer Ganha - 1ª Edição" que era emitido antes do "Quem Quer Ganha - 2ª edição" com Iva Domingues (o programa já existente). Este acabou por terminar e manter-se apenas o Quem Quer Ganha com Iva Domingues que foi remodelado em Novembro de 2006 e o esquema de jogos começou a ser de jogos de memória.

A partir de Janeiro de 2008 o Quem Quer Ganha começou a ser apresentado alternadamente por Leonor Poeiras e Iva Domingues e em Fevereiro o concurso foi novamente remodelado e voltou ao esquema de jogo original, com letras.

Em algumas emissões, Manuel Melo substituiu Iva Domingues.

Em Junho de 2008 este concurso passou a ser apenas apresentado por Leonor Poeiras já que Iva Domingues substituiu Cristina Ferreira no programa da manhã da TVI (Você na TV!). Mas a partir de 4 de Agosto de 2008 Teresa Peres juntou-se a Leonor Poeiras na condução do Quem Quer Ganha, em rotatividade entre elas.

A 29 de Junho de 2009 este programa sofreu mais umas alterações com novo cenário, novos grafismos, novos jogos e também com a presença de público em estúdio. Este novo formato foi inspirado no programa francês «Attention à la Marche».

A 25 de Setembro de 2009 Teresa Peres deixou a apresentação do programa, estando apenas Leonor Poeiras à frente do concurso.

A 2 de Novembro de 2009 estreou a 6ª remodelação do programa. Já sem a presença de público, com um novo cenário, novos grafismos e novamente o jogos de letras a fazerem parte do esquema, com a "Pirâmide Final" como objectivo final, em que os concorrentes podiam ganhar até 4000 euros.

No dia 17 de Fevereiro de 2010 foi entregue o maior jackpot de sempre do programa, no valor de 24 000 euros!

A 6 de Maio de 2010 (no dia de aniversário de Leonor Poeiras) foi entregue o 2º maior jackpot do programa - 19 500 euros!

Nos dias 30 e 31 de Agosto de 2010 Iva Domingues voltou à apresentação deste concurso. A primeira apresentadora do Quem Quer Ganha ficou encarregue de substituir por dois dias Leonor Poeiras.

O dia 17 de Setembro de 2010 marcou o fim deste mítico concurso. A última edição do Quem Quer Ganha foi diferente, tendo sido apresentada por Leonor Poeiras e Iva Domingues e contado com concorrentes especiais. Agora É Que Conta, de Fátima Lopes, substituiu o Quem Quer Ganha no horário das 17h da TVI.

Filosofia call-TV[editar | editar código-fonte]

Este concurso foi o primeiro em Portugal com uma filosofia call-TV, através do famoso jogo interactivo. Através do 760 200 300, os telespectadores podiam participar a partir de casa, habilitando-se a ganhar prémios monetários que no início eram mais modestos mas que, com o passar dos anos, tornaram-se maiores e ultrapassando os 10 000 euros.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Jogos - 1ª Edição (2003 - 2006)[editar | editar código-fonte]

PRIMEIRA VOLTA

  • Sílabas Trocadas
  • Palavras Cruzadas
  • Sopa de Letras

SEMI-FINAL

  • Primeira e Última Letras
  • Quatro Pistas
  • Chuva de Letras

FINAL

  • Pirâmide Final

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Substitutos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]