Quintil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Na estatística descritiva, um quintil é qualquer um dos valores de uma variável que divide o seu conjunto ordenado em cinco partes iguais.[1][2]

Assim, no caso duma amostra ordenada,

  • primeiro quintil (designado por Q1/5) = é o valor até ao qual se encontra 20% da amostra ordenada = 20º percentil, ou 2º decil
  • segundo quintil (designado por Q2/5) = é o valor até ao qual se encontra 40% da amostra ordenada = 40º percentil, ou 4º decil.
  • terceiro quintil (designado por Q3/5) = é o valor até ao qual se encontra 60% da amostra ordenada = 60º percentil, ou 6º decil.
  • quarto quintil (designado por Q4/5) = é o valor até ao qual se encontra 80% da amostra ordenada = 80º percentil, ou 8º decil.

O termo quintil também é utilizado, por vezes, para designar uma das quintas partes da amostra ordenada.

Em Astronomia, quintil utiliza-se para representar a distância angular correspondente a um quinto do Zodíaco, ou seja 72º.

A palavra quintil deriva do latim quintus, que significa quinto.

Outras medidas[editar | editar código-fonte]

A população ou amostra também pode ser divida em outros quantis, i.e. 10 partes de 10% cada, originando os decis ou em 100 partes de 1% obtendo-se os percentis.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Definition of QUINTILE». www.merriam-webster.com (em inglês). Consultado em 26 de outubro de 2019 
  2. «¿Que es un quintil?». Edufinet (em espanhol). Consultado em 26 de outubro de 2019