RS-25 (motor de foguete)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um motor RS-25 em teste estático.

O RS-25, também conhecido como Space Shuttle Main Engine (SSME),[1] foi um motor de foguete de alta performance, movido a combustíveis líquidos criogênicos, no caso, LH2 e LOX, que foi usado no Ônibus espacial (Space Shuttle).

Três RS-25 preparadas para um teste.

O Motor, construído pela Rocketdyne, tem sido avaliado para uso no futuro Space Launch System (SLS). (que depois de tornou Pratt & Whitney Rocketdyne e Aerojet Rocketdyne) Cada um deles, gera 1.859 kN de empuxo inicial. Apesar de as suas origens estarem na década de 60, o desenvolvimento efetivo, só começou nos anos 70, tendo o seu voo de estreia, o STS-1, ocorrido em 12 de Abril de 1981 e seu último voo a bordo do Atlantis na missão STS-135[2].

Os motores, até esse ponto, foram sempre utilizados em trio a bordo de Ônibus Espaciais. Todavia, serão utilizados em quartetos no futuro SLS, utilizando os mesmos artigos já utilizados em missões STS anteriores.

Referências

  1. «RS-25 Engine» 
  2. Mansfield, Cheryl (27 de julho de 2011). «STS-135: The Final Voyage». NASA's John F. Kennedy Space Center. Consultado em 14 de outubro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Media relacionados com RS-25 (rocket engine) no Wikimedia Commons

Ícone de esboço Este artigo sobre motor de foguete é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.