Televisão da Guiné-Bissau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TGB
Televisão da Guiné-Bissau
Tipo Rede de Televisão Pública
País  Guiné-Bissau
Fundação 14 de novembro de 1989[1] [2]
por João Bernardo "Nino" Vieira
Pertence a Governo Central da Guiné-Bissau
Proprietário Governo Central da Guiné-Bissau
Cobertura Bissau e arredores.
Nome(s) anteriore(s) Televisão Experimental da Guiné-Bissau
Radio Televisão da Guiné-Bissau
Página oficial http://www.televisao-gb.net/

A Televisão da Guiné-Bissau é um canal de televisão guineense. A sede da estação é na capital guineense, Bissau.

História[editar | editar código-fonte]

Entrou no ar em 14 de Novembro de 1989,[1] [2] com o nome de Televisão Experimental da Guiné-Bissau (TEGB), através da parceria com a Radiotelevisão Portuguesa (actual Rádio e Televisão de Portugal, RTP), que desde que o canal estatal foi inaugurada, a RTP continuou a apoiar a estação guineense, mesmo com mudanças de governos, diretores e até nomes, hoje em dia.[1]

Na época, o país era governado por João Bernardo Vieira, mais conhecido no país por "Nino Vieira" ou "Kabi Nafantchamna" e o dia escolhido foi em comemoração aos 9 anos do Golpe Militar em 14 de novembro de 1980, tornando-se a primeira emissora de televisão no país, que até então só existia única radio emissora do país.

Em 1995, mudou o nome Televisão Experimental da Guiné-Bissau (TEGB) para Rádio Televisão da Guiné-Bissau (RTGB) para agregar a então Rádio Nacional.[1]

Entre 1998 a 1999, quase teve suas emissões interrompidas devido à Guerra Civil do País, que derrubou João Bernardo Vieira.

Desde a queda de João Bernardo Vieira em 1999, a emissora começa a ter dificuldades, sobretudo financeiras, face à pouca atenção dada pelo poder político à estação.[1]

Em 2003, mudou o nome Rádio Televisão da Guiné-Bissau (RTGB) para Televisão da Guiné-Bissau (TGB) para diferenciar a Rádio Nacional do País.

Em 2006, a TGB, em parceria com o governo guineense, adquiriu os direitos de transmissão dos 64 jogos do Campeonato do Mundo de futebol na Alemanha.[3] Trata-se da primeira vez na história da televisão do país, que a primeira e única estação guineense adquire os direitos de transmissão de um campeonato do Mundo de futebol, também pela primeira vez, estão três selecções nacionais que falam português: Angola, Brasil e Portugal.[3] A emissora comprou os direitos de transmissão por 16 mil dólares (12,3 mil euros).[3]

Em 15 de Novembro de 2006, um dia depois de completar 17 anos,[1] a programação da TGB, que sempre começava às 18 horas e a encerrar às 22 horas, passou começar às 10 horas, a maior mudança na história da televisão do país.[1]

Em junho de 2010, ficou fora do ar por falta de material, já que os equipamentos usados pela emissora são ultrapassados.[4] Em 23 de Setembro, a ministra da Presidência do Conselho de Ministros, Comunicação Social e Assuntos Parlamentares, Maria Adiato Nandigna (representando a emissora), pediu o apoio do Governo de Angola para a retomada do funcionamento da emissora durante sessão de abertura da Assembleia Geral da Associação das Rádios e Televisões da África Austral (SABA), realizada em Luanda, capital angolana.[4]

Referências

  1. a b c d e f g «Guiné-Bissau: Televisão celebra 17º aniversário com 14 horas de emissão». Agência Angola Press. 15 de Novembro de 2006, 10h38. Consultado em 9 de Outubro de 2015. 
  2. a b LUSA (Agência de Notícias de Portugal, S.A.) (14 de Novembro de 2007, 15h23). «Único canal de televisão da Guiné-Bissau comemora 18 anos». Rádio e Televisão de Portugal. Consultado em 9 de Outubro de 2015. 
  3. a b c «Mundial: Televisão Guiné-Bissau compra direitos dos 64 jogos». Diário Digital. 8 de Junho de 2006, 20h40. Consultado em 9 de Outubro de 2015. 
  4. a b O País (23 de Setembro de 2010). «Guiné Bissau há dois meses sem televisão». AngoNotícias. Consultado em 9 de Outubro de 2015. 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]