Raiz (revista)
A Raiz. é uma revista brasileira de arte e cultura que teve sua primeira edição impressa em dezembro de 2005. Sua missão é dar a conhecer e fazer consumir a produção cultural popular brasileira em todas as suas expressões - sonora, iconográfica, cênica e escrita, visando a promoção da cultura popular brasileira.
A formação da identidade brasileira é o tema norteia o editorial da revista, seja ela global, nacional ou local.
Seu conteúdo remete a manifestações artísticas de diversos matizes, onde artistas e intelectuais falam sobre a importância de se “descobrir o Brasil” como fonte de possibilidades econômicas, reconfigurações de identidades, novos e antigos fazeres.[1]
Projetos de destaque
[editar | editar código-fonte]Levantando a Poeira da Cultura Brasileira [nota 1]
Nação - Cultura e Pensamento MINC (S.B.Campo/SP, Olinda/PE, Rio Branco/AC). [nota 2]
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]LOPES, Debora & FREIRE, Marcelo (2007) O jornalismo cultural além da crítica: um estudo das reportagens na revista Raiz. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação ISSN: 1646-3137.
GUIMARÃES, Lara Linhalis. (2007) Caminhos possíveis de produção jornalística: as contribuições do Jornalismo Cultural e Literário na construção de um conhecimento integrador da realidade. Anais do 5º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO -SBPJor- Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.
Notas
[editar | editar código-fonte]- ↑ Projeto selecionado pela FAPEX/MinC, que entrevistou antropólogos, historiadores, músicos, escritores, que fazem e vivem a cultura brasileira de maneira intensa. - Podcasts - Cultura e Pensamento MINC (30 programas).
- ↑ O projeto Do Estado que temos ao Estado que queremos consistiu na realização de três semanas de seminários e três debates que possibilitaram um amplo diálogo entre atores sociais diversificados: empresários, sindicalistas, movimentos sociais, intelectuais e dirigentes políticos de diversas regiões do País sobre o tema "Estado-Nação, esse obscuro objeto do desejo, suas desventuras e possibilidades para os Estados nacionais".As atividades cobriram as Regiões Sudeste, Nordeste e Norte, concentrando-se no município de São Bernardo do Campo, SP – símbolo da industrialização e do movimento operário, na cidade de Olinda, PE – centro de história e cultura, e em Rio Branco, AC – cidade associada ao ambientalismo como temática e mobilização.
Referências
- ↑ "in" regando a Raiz (novembro de 2005). Raiz nr. 1, pp.1. ISBN:1808-9488 (tiragem de 50.0000 exemplares).