Ramírez (sobrenome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para a freguesia portuguesa, veja Ramires. Para outros casos, incluindo uma lista de pessoas com o sobrenome Ramírez, veja Ramírez.

Ramírez é um sobrenome de origem patronímica (patriarcal) derivado do nome Ramiro. Em castelhano, o sobrenome significa "filho de Ramiro". Apesar de sua origem Ibérica, o sobrenome se disseminou pelo continente Americano e outras partes do mundo com ondas de migração.

O sufixo -ez é de origem germânica, visigótica e é uma forma de identificar parentesco paterno. Tanto na Espanha visigótica quanto em outras culturas germânicas, era comum formar um sobrenome de um indivíduo a partir do primeiro nome do pai com os sufixos patronímicos -az, -ez, -iz ou -oz. Dessa maneira surgiram sobrenomes paternais como Álvarez (filho de Álvaro), Rodríguez, entre outros.

A forma portuguesa do sobrenome é Ramires.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Há várias teorias sobre a origem do nome de Ramírez, mas a maioria dos genealogistas concorda que a sua origem primeira visigodos é devido à conquista da Europa, Uma teoria diz que o nome Ramirez vem do nome 'Ramón' , isto na língua Germanic significa "Aviso" e "protetor", vindo de "Reginmund" dos elementos "ragin", igual a conselho, conselho, consulta, notificação ou aviso, e Mund , que significa protetor. Dessa forma, ele se espalharia de 406 & nbsp; d. & Nbsp; C. na maioria da Europa em muitos apelidos ou nomes, incluindo os nomes e possíveis apelidos de Raimundo, Raymonde, Raymundi, Raydan, Ramones, Rajmund, Raimunde, Raimonds, Raimo, Raimondas, entre outros. Erro de citação: Elemento de fecho </ref> em falta para o elemento <ref>[1]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um prenome ou sobrenome é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.