Ramírez (sobrenome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

r

Nota: Este artigo trata do sobrenome Ramírez. Para a freguesia portuguesa, consulte Ramires. Para outros casos, ver Ramírez (desambiguação).

Ramírez é um sobenome de origem patronímica (patriarcal) derivado do nome Ramiro. Em castelhano, o sobrenome significa "filho de Ramiro". Apesar de sua origem Ibérica, o sobrenome se disseminou pelo continente Americano e outras partes do mundo com ondas de migração.

O sufixo -ez é de origem germânica, visigótica e é uma forma de identificar parentesco paterno. Tanto na Espanha visigótica quanto em outras culturas germânicas, era comum formar um sobrenome de um indivíduo a partir do primeiro nome do pai com os sufixos patronímicos -az, -ez, -iz ou -oz. Dessa maneira surgiram sobrenomes paternais como Álvarez (filho de Álvaro), Rodríguez, entre outros.

A forma portuguesa do sobrenome é Ramires.

Existem relatos de que a Família Ramirez também é refugiada da Revolução Espanhola e que, com a ascensão ao poder do General Franco, em meados dos anos 40 do século XX, vieram para o Brasil e se instalaram no Rio de Janeiro, parte em Pindamonhangaba e Taubaté, ambas no Estado de São Paulo, onde prosperaram e a família cresceu, partindo destas cidade para vários locais no país e no exterior

Origem[editar | editar código-fonte]

As primeiras referências ao sobrenome Ramírez conhecidas em castelhano datam do século VIII: os escritos oficiais eram realizados em Latim em toda a Europa. Francisco Piferrer em seu nobiliário dos reinos e senhorios da Espanha atesta que Garcia Ramírez de Madrid que viveu no século VII pode ter sido o pai de família da linhagem madrilenha dos Ramírez.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Existem várias teorias sobre a origem do sobrenome Ramírez, porém a maioria dos genealogistas concorda que sua origem primordial se deve ao povo visigodo, na conquista de parte da Europa. Uma das teorias relaciona a origem do sobrenome ao nome Ramón, que em língua germânica significa aviso ou protetor, proveniente de Reginmund.

A teoria mais aceita, porém, é a que associa a origem ao nome Ramiro, ou Ramirus na forma latinizada da linguagem visigótica.

Indivíduos[editar | editar código-fonte]

Algumas pessoas famosas com o sobrenome Ramírez: (ver Ramírez (desambiguação))

  • César Ramírez, jogador paraguaio de futebol.
  • Ilich Ramírez Sánchez, também conhecido como Carlos, o Chacal, terrorista venezuelano.
  • Manny Ramírez, jogador dominicano de beisebol.
  • Norberto Ramírez, político nicaraguense.
  • Sérgio Ramirez, ex-jogador e técnico uruguaio.
  • Ventura Ramirez, cantor, compositor e violinista brasileiro.
  • Ulisses Benedito Ramirez, Cirurgiâo Dentista, Escritor, Cronista e Contista. Na área da Odontologia é especialista em Deficientes. Teólogo e pós graduado em Marilogia, é membro de várias academias literárias, entre elas Caxambuense de Letras, Sul Mineira de Letras, Taubateana de Letras, Cristã de Letras e Academia Marial de Aparecida.No facebook pode ser encontrado como Odontologia Ulisses Ramiro ou somente Ulisses Ramiro.Foi militar no período da Ditadura, político militante, esteve preso três vezes por motivos políticos, presidente de partido, funcionário público estadual e municipal. Escreveu mais de mil crônicas sobre política, amenidades e Mariologia. Atualmente milita na Igreja Católica como formador catequético, já tendo sido coordenador de catequese. Casado duas vezes, teve uma filha, exerce a odontologia há 35 anos (comemorados em 15/08/2015).Foi colaborador de vários jornais, entre eles Matéria Prima,Diário de Taubaté, Jornal da Cidade, Gazeta da Estiva, O Taubateano, Valeparaibano, entre outros. Foi o idealizador de três conferências internacionais sobre os Direitos dos Deficientes.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.