Rampa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Rampa (desambiguação).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Uma rampa desportiva usada para skatismo

No âmbito do desporto, uma rampa é um equipamento com uma relativa diferença de altura. Constituem exemplos as rampas de pista de skate para manobras, rampa no pico de um monte para pulo de asa-delta, etc.

As rampas naturais são usadas, como no exemplo acima dado, em práticas de alguns esportes, como treinos em escaladas, bicicleta de montanha e caminhada em trilhas (trekking).

As rampas também são confecionadas para utilização em esportes como disputas em skate, patins, bicicletas e outros (com devidos equipamentos de proteção). Rampas têm diversos formatos, alturas, e perigos.

Além de serem utilizadas nas práticas esportivas e aventureiras, as rampas são excelente elementos arquitetônicos para promover a acessibilidade (ABNT NBR 9050). As rampas são utilizadas para fazer a ligação de um local ao outro que tenha aclive ou declive.

Rampas facilitam também a entrada e saída de cargas em veículos, embarcações e aeronaves de carga.

As rampas tambem podem ser usadas ´para a ajuda das pessoas com deficiencia fisica como cadeirantes

Ver também[editar | editar código-fonte]