Ranma ½: Chōnai Gekitōhen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ranma ½: Chōnai Gekitōhen (らんま1/2 町内激闘篇?) é um jogo eletrônico de luta 2-D lançado em 27 de março de 1992 pelas desenvolvedoras Masaya e Irem para o Super Famicom somente no Japão, sendo o primeiro game baseado na série de mangá Ranma ½ lançado para este console.[1] É também o único jogo da série a conter o personagem Cologne.

Quando o jogo foi lançado nos EUA, ele foi totalmente modificado e ganhou um novo nome - Street Combat. As músicas de fundo, os personagens e seus sprites e alguns cenários foram alterados, mas os movimentos dos personagens e seus superpoderes foram mantidos. Um exemplo é a personagem Ranma, que foi substituída por um homem louro com armas azuis brilhantes chamado Steven.[2][3]

Sinopse do jogo[editar | editar código-fonte]

O jogo[editar | editar código-fonte]

O modo história inclui três níveis de dificuldade, "Fácil", "Normal" e "Difícil e Super", mas a dificuldade não altera nenhum dos créditos finais, no entanto, a imagem final mudará dependendo de qual forma Ranma estava após derrotar Ryoga. Ranma é o único personagem jogável no modo história, a menos que o jogador aperte os botões "L" e "R" antes de iniciar, o que permitirá ao jogador escolher um dos oponentes de Ranma (o botão "A" também precisará ser pressionado se o personagem escolhido for o mesmo que o adversário, por exemplo, Shampoo vs. Shampoo, etc). No entanto, não importa qual personagem é escolhido, Ranma ainda aparecerá na imagem final.

Existem dois bonus stage no modo história, sendo o primeiro depois de lutar contra Kodachi, onde o jogador tem que tentar acertar Happosai dez vezes antes do tempo terminar, o que premia o jogador com outro "continue". O segundo bonus stage ocorre depois de lutar contra o Diretor Kuno e envolve o jogador atingir qualquer combinação de dez taças de ramen e castanhas doces lançadas por Cologne antes que o tempo se esgote, novamente o jogador é premiado com outro "continue" após a conclusão.

Semelhante ao modo história, no modo de dois jogadores, quando se pressiona "L" e "R" antes de pressionar o início, ambos destravam Happosai e Cologne como personagens jogáveis.

Nas configurações de controle padrão, "X" performa saltos, "Y" e "B" são usados para ataques normais, enquanto "A" executa ataques especiais. Os botões "L" ou "R" são usados ​​para bloquear. Os botões de salto e ataque podem ser rearranjados de qualquer forma, mas o botão de salto não pode ser movido para o bloco direcional, o que é uma queixa comum entre os fãs[4].

Personagens[editar | editar código-fonte]

Abaixo segue um quadro com os personagens do jogo, bem como o seu similar na versão americana.

Personagem Sprite usado no "Street Combat" Info
Ranma Saotome Steven Para demonstrar a forma amaldiçoada, "Steven" tem duas aparições, uma com armadura (substituindo a forma padrão de Ranma) e outra sem (para Ranma feminina).
Genma Saotome
Kodachi Kuno Dozo
Tatewaki Kuno G.I. Jim
Principal Kuno Helmut
Shampoo Lita
Ryoga Hibiki C.J. Serve como chefe final do modo Story.
Cologne Um personagem oculto que só pode ser jogado no modo Versus depois de colocar um código.
Happosai Happy

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. furinkan.com/
  2. loadscreen.com.au/ Anime video games that got the best, worst, and strangest treatment
  3. msn.com/ Ranma ½: 8 cosas que no sabías del anime (em castelhano)
  4. stevethefish.net/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]