Raphael Mitchel Robinson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Raphael Mitchel Robinson
Raphael Mitchel Robinson
Nascimento 2 de novembro de 1911
National City
Morte 27 de janeiro de 1995 (83 anos)
Berkeley, Califórnia
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Alma mater Universidade da Califórnia em Berkeley
Orientador(es)(as) John Hector McDonald
Instituições Universidade da Califórnia em Berkeley
Campo(s) Matemática

Raphael Mitchel Robinson (National City, 2 de novembro de 1911Berkeley, Califórnia, 27 de janeiro de 1995) foi um matemático estadunidense.[1]

Nascido em National City, Califórnia, Robinson foi o mais jovem dos quatro filhos de um advogado e de uma professora. Foi formação universitária transcorreu toda na Universidade da Califórnia em Berkeley: BA em 1932, MA em 1933 e Ph.D. em 1935. Sua tese de Ph.D., sobre análise complexa, foi intitulada Some results in the theory of Schlicht functions.

Em 1941 Robinson casou com sua ex-aluna Julia Bowman, que passou a ser chamada então Julia Robinson. Ela foi sua colega em Berkeley e a primeira mulher a ser presidente da American Mathematical Society.

Robinson trabalhou com lógica matemática, teoria dos conjuntos, geometria, teoria dos números e combinatória. Em 1937 estabeleceu uma versão simples e mais convencional da teoria axiomática dos conjuntos de John von Neumann de 1923. Pouco depois, em 1942, Alfred Tarski tornou-se membro do Departamento de Matemática de Berkeley, e Robinson começou a desenvolver um trabalho maior sobre os fundamentos da matemática, construindo sobre o conceito da "indecisão essencial", provando uma série de teorias matemáticas como indecididas.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.