Ratum sed non consummatum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O termo ratum sed non consummatum ou ratum et non consummatum [1] refere-se a uma categoria jurídico-sacramental do casamento no direito canônico matrimonial católico. Se ocorre uma celebração matrimonial (ratificação), mas os cônjuges ainda não tiveram relações sexuais (consumação), então o casamento é considerado um casamento ratum sed non consummatum. O Tribunal da Rota Romana tem competência exclusiva para dispensar dos casamentos ratum sed non consummatum, [2] que só pode ser concedido por "justo motivo". [3] Este processo não deve ser confundido com o processo de declaração de nulidade do casamento, que é tratado num título separado do Código de Direito Canónico de 1983.

História[editar | editar código-fonte]

Duas teorias diferentes sobre o casamento estiveram em voga durante algum tempo nas escolas de juristas canônicos. Para Graciano e a escola de Bolonha, o casamento começa por consentimento, mas só se torna completo, indissolúvel e sacramento quando é consumado. Para Pedro Lombardo e a escola de Paris, o casamento contraído apenas por consentimento mútuo é um casamento verdadeiro e completo, absolutamente indissolúvel e, entre os cristãos, um sacramento. Esta segunda teoria teve o apoio dos primeiros escritores cristãos, recebeu a aprovação dos Soberanos Pontífices, particularmente de Alexandre III, e logo prevaleceu. Foi admitido, no entanto, à primeira teoria que, embora o casamento não consumado seja um casamento completo e um sacramento, ainda assim não é absolutamente indissolúvel. Esta qualidade pertence integralmente ao casamento ratificado e consumado. Assim, o consentimento mútuo é suficiente para constituir o casamento na sua essência; a consumação acrescenta uma perfeição acidental e uma indissolubilidade mais absoluta [4] A indissolubilidade absoluta é atribuída apenas a casamentos ratificados e consumados entre cristãos. [5]

Código de Direito Canônico de 1917[editar | editar código-fonte]

  1. Quaerit semper Latin original, accessed 18 September 2018
  2. MP Quaerit semper, Vatican.va, accessed 7-7-2014
  3. Code of Canon Law Annotated, pg. 1327 (commentary on canon 1698)
  4. Arynhac, Marriage Legislation, §187. Cf. Gasparri, n. 770; De Smet, n. 59.)
  5. Petrovits, New Church Law §547.

O Cânone 1119 do Código de Direito Canônico de 1917 [1] estipulou dois casos em que o casamento ratum sed non consummatum pode ser dissolvido, [2] a saber, (1) se uma das partes fizer votos solenes em uma ordem religiosa [3] ou (2) uma dispensa for emitida pela Santa Sé. [4]

Dissolução por profissão religiosa solene[editar | editar código-fonte]

Que a profissão religiosa solene dissolve um casamento meramente ratificado foi declarada com autoridade por Alexandre III (c. 2 e 7, x, iii, 32) e Inocêncio III (c. 14, x, iii, 32), universalmente recebido na prática, depois deles, e definido pelo Concílio de Trento (Sess. xxiv, De Sacramento Matrimonii, Can. 6). A única questão que permaneceu controversa foi se a profissão religiosa dissolveu o casamento por direito divino ou, como mais comumente se admite, por direito eclesiástico. [5]

Disciplina atual sob o Código de 1983[editar | editar código-fonte]

Nos termos do Código de Direito Canônico de 1983, a disciplina de 1917 foi alterada; um casamento ratum sed non consummatum agora só pode ser dissolvido por dispensa do papa ou de seu delegado. [6] O papa delegou competência para conceder tais dispensas ao Tribunal da Rota Romana, um dos tribunais ordinários da Sé Apostólica.

Competência para concessão de dispensa[editar | editar código-fonte]

O processo administrativo para concessão do favor de dispensa do casamento ratum et non consummatum era antigamente da competência exclusiva da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos [7] nos termos do artigo 58 §2 da constituição apostólica Pastor Bonus . No entanto, em 2011, o Papa Bento XVI alterou o Pastor Bonus com o Motu Proprio Quaerit Sempre, transferindo assim a jurisdição sobre o casamento ratificado e não consumado da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos para um Gabinete especial do Tribunal da Rota Romana. A nova lei revogou a disposição que declarava a 'competência exclusiva' da Congregação para o Culto Divino em relação a estes casamentos, pois esta disposição não foi expressamente revogada e o Gabinete da Rota Romana agora supervisiona as dispensas de tais casamentos. Desde 1 de outubro de 2011 [8] é da competência exclusiva do Tribunal da Rota Romana. [9]

Dispensação vs. Declaração de Nulidade[editar | editar código-fonte]

O favor da dispensa do casamento ratum sed non consumatum é um procedimento inerentemente administrativo, enquanto o processo de obtenção de uma Declaração de Nulidade (muitas vezes denominada erroneamente de "anulação") é inerentemente judicial. [10] No ratum é dispensado o vínculo matrimonial válido, enquanto na Declaração de Nulidade o casamento é declarado nulo desde o seu início. Um ratum põe fim, por uma razão justa, a um casamento que verdadeiramente existe (embora nunca irrevogável e sacramentalmente "selado" pela consumação), enquanto uma Declaração de Nulidade declara juridicamente que um casamento nunca existiu verdadeiramente aos olhos da teologia católica e do direito matrimonial.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Ayrinhac, Very Rev. H.A., S.S.,D.D.,D.C.L., Marriage Legislation in the New Code of Canon Law (New York: Benziger Brothers, 1918).
  • Caparros, Ernest, Michel Thériault, Jean Thorn, and Hélène Aubé, Code of Canon Law Annotated: Prepared under the Responsibility of the Instituto Martín De Azpilcueta, Montréal: Wilson & Lafleur/Midwest Theological Forum, 2004.
  • De Smet, Betrothment and Marriage (Bruges: 1912).
  • Gasparri, Petrus, Tractatus Canonicus de Matrimonio (Paris, 1891).
  • Petrovits, Rev. Joseph J. C., I.C.D., S.T.D. The New Church Law on Matrimony: Second Amplified and Revised Edition (Philadelphia: John Joseph McVey, 1926).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Arynhac, Marriage Legislation, pg. 284.
  2. Petrovits, New Church Law, §547.
  3. Petrovits, New Church Law, §286.
  4. forgottonbooks.com, accessed 7-7-2014; Association, Polish Lawyers'. (2013). pp. 156-7. Studies in Polish and Comparative Law: A Symposium of Twelve Articles. London: Forgotten Books. (Original work published 1945)
  5. Arynhac, Marriage Legislation, §293
  6. Code of Canon Law, canon 1698 §2
  7. Code of Canon Law Annotated, pg. 1327 (commentary on canon 1698)
  8. MP Quaerit semper, Art. 4, Vatican.va, accessed 15 July 2014
  9. MP Quaerit semper, Articles 1 & 2, Vatican.va, accessed 15 July 2014
  10. Code of Canon Law Annotated, pg. 1326 (commentary on Book VII, Part III, Title I, Chapter III)