Raymond Loewy
Raymond Loewy | |
---|---|
Nascimento | 5 de novembro de 1893 Paris, França |
Morte | 14 de julho de 1986 (92 anos) Monte Carlo, Mónaco |
Nacionalidade | Norte-americana |
Ocupação | Designer industrial |
Página oficial | |
http://www.raymondloewy.com/ |
Raymond Loewy (Paris, 5 de Novembro de 1893 — 14 de Julho de 1986) foi um dos mais conhecidos designers industriais do século XX. Nascido em França, passou a maior parte de sua carreira nos Estados Unidos, onde foi influenciado pelos aspectos da vida americana.
Loewy casou-se com Jean Thomyson em 1931; o casamento durou até 1945, quando se divorciaram. Ele tornou-se cidadão americano em 1938. Casou-se novamente em 1948 com Viola Erickson.
Biografia
[editar | editar código-fonte]Loewy nasceu em Paris. Um dos seus primeiros trabalhos de sucesso foi o design de uma aeronave modelo, que ganhou a Copa James Gordon Bennett em 1908. No ano seguinte, vendeu o avião, chamado de Ayrel. Serviu ao Exército Francês durante a I Guerra Mundial. Imigrou para os Estados Unidos em 1919.
Trabalhos
[editar | editar código-fonte]Quando Loewy chegou aos Estados Unidos morou em Nova York e encontrou trabalho como designer de vitrines para lojas de departamento, como Macy's, além de trabalhar como ilustrador de moda para Vogue e Harper's Bazaar. Em 1929, ele recebeu sua primeira encomenda de desenho industrial: para modernizar a aparência da "duplicating machine" (Gestetner). Mais tarde, outras encomendas surgiram, incluindo trabalhos para Westinghouse, para Hupp Motor Compmany (para fazer o styling do Hupmobile), e o styling da geladeira Coldspot para Sears-Roebuck. Sua empresa de design abriu em Londres um escritório nos anos 30.
Caminhos de ferro Pensilvânia
[editar | editar código-fonte]Em 1937, Loewy estabeleceu uma relação com os Caminhos de ferro Pensilvânia (Pennsylvania Railroad), na qual a maioria de seus mais notáveis trabalhos foram o styling das locomotivas de passageiros dos caminhos de ferro. Fez o styling da PRR K4, da locomotiva experimental PRR S1, e da classe PRR T1. Mais tarde, por pedido da PRR, reestilizou as locomotivas a diesel da Baldwin's, dando-lhes um distinto "nariz de tubarão".
Apesar de não projectar a forma das locomotivas elétricas PRR GG1, melhorou seus aspectos, construção, e um esquema de cores para ressaltar suas formas suaves redondas.
Também fez outros trabalhos para a PRR, incluindo o design do interior de carros de passageiros, estações, material impresso, entre outros.
Studebaker
[editar | editar código-fonte]Loewy começou a sua longa e produtiva relação com a empresa Studebaker Corporation de South Bend, Indiana, nos anos 30. A Loewy e Associados foi contratada pela Studebaker para fazer serviços de design durante a Grande Depressão. Os seus trabalhos começaram a aparecer inicialmente nos últimos modelos Studebakers. A Studebaker também adotou o logo limpo e certinho, em lugar do logo que usavam desde o início do século.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo estabeleceu restrições aos departamentos de design na Ford, General Motors e Chrysler, e tais empresas não trabalharam no melhoramento ou em projectar automóveis civis. Como a empresa de Loewy era independente da 4ª maior automobilística no país, essas restrições não foram aplicadas. Isto permitiu à Studebaker lançar seu primeiro design de automóvel do pós-guerra em 1947, 2 anos antes da General Motors, Chrysler e Ford. A sua equipa desenvolveu um design avançado, com para-lamas frontais resplendorosos, e linhas traseiras limpas. Também criaram o Studebaker Starlight com um sistema de janelas traseiras que envolvia 180º em volta dos bancos de trás.
Além do icônico "nariz de bala" Studebakers de 1950 e 1951, a equipa criou a linha Studebaker de 1953, o Starliner e os Starlight coupés, que ficaram entre os mais bem-projectados automóveis dos anos 50 nas listas das revistas Collectible Automobile, Car and Driver e Motor Trend. Ele também modernizou o logo da Studebaker novamente colocando o elemento "S" para um design mais moderno.
O seu último trabalho nos anos 50 para a Studebaker foi a transformação dos coupés Starlight e Starliner na série Studebaker Hawk para o modelo do ano 1956.
Ele foi chamado de volta à Studebaker pelo presidente da empresa, Sherwood Egbert, para projetar a Studebaker Avanti. Na primavera de 1961, Sherwood Egbert, o novo presidente da Studebaker, contratou-o para ajudar a energizar uma nova linha de carros de passageiros de 1963 para atrair novos compradores. Ele aceitou o trabalho apesar do curto espaço de tempo de 40 dias, produzindo um design acabado e um modelo em escala.
Recrutou uma equipa de desenhadores formada por designers experientes, por empregados de Loewy (John Ebstein , e Bob Andrews) e por Tom Kellogg, um jovem estudante da faculdade Art Center. A equipe reuniu-se numa casa alugada em Palm Springs somente para desenvolver o design do novo carro. Cada membro da equipa tinha um papel: Andrews e Kellogg faziam esboços, Ebstein revisava o projeto, e Loewy era o diretor criativo.
Quando o Avanti atingiu o mercado, foi um sucesso, e ainda hoje tem muitos devotos. Foi produzido em quantidade limitada e com o passar dos anos por uma sucessão de pequenas empresas independentes.
Trabalhos de Loewy
[editar | editar código-fonte]- Air Force One
- Baldwin's - Locomotivas a diesel com "nariz de tubarão"
- Coca-Cola - Redesenhou a garrafa original em 1955, adicionando a tipografia branca e vívida Coke & Coca-Cola, desenhando e apresentando as primeiras garrafas king-size, no mesmo ano. Desenhou também a primeira lata de alumínio em 1960.
- Exxon - logo
- Fairbanks-Morse - locomotivas a diesel
- Farmall - trator
- Frigidaire - geladeiras, fogões e freezers
- Gestetner - mimeógrafo, 1929
- Greyhound Scenicruiser, 1954
- Hallicrafters - Modelo S-38 radio de ondas curtas
- Lucky Strike - embalagem, 1940
- NASA - estação espacial Skylab, primeiro design de interior para viagens espaciais (incluindo um vigia para permitir a primeira vista da Terra do espaço, esquemas de cores, uma área privada para cada membro da tripulação relaxar e dormir, mesas para comer, bandejas, armários de roupa,...)
- New York City Transit Authority - carro R40
- Panama Line: Loewy projetou os interiores para um trio de linhas de passageiro-carga americanas chamadas SS Ancon, SS Cristobal e SS Panama.
- Estrada de Ferro Pensilvânia:
- PRR K4s - locomotiva a vapor
- PRR S1 locomotiva a vapor
- PRR T1 locomotiva a vapor
- PRR GG1 Locomotiva elétrica, 1936
- Selo de postagem de 5 cents, John Kennedy, 1964
- Sears produtos, incluindo Sears Coldspot de 1935
- Shell - logo
- Studebaker
- 1947 Studebaker Champion
- 1951 Vibrador Comet
- 1953 Studebaker Commander
- 1963 Studebaker Avanti
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- The Locomotive: Its Aesthetics (1937)
- Never Leave Well Enough Alone (1951) ISBN 0801872111 autobiografia
- Industrial Design (1951) ISBN 0879512601
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- «RaymondLoewy.com Site Oficial»
- «Raymond Loewy Foundation»
- «Design feito para Exxon por Raymond Loewy» - American Treasures of the Library of Congress