Receia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:

A receia ou rejantar é, como regra geral, a última refeição da noite que se come de madrugada. Em Portugal a receia é entre as doze e as quatro horas da manhã, embora cada família adopte um horário de acordo com as suas necessidades.

A receia inclui geralmente dois ou mais pratos, e pode ser servida com refresco sem cafeína ou água. O prato principal inclui geralmente hambúrguer e batatas fritas. Nas épocas de verão, a receia se pode repetir no fim da manhã. Os picles são essenciais neste tipo de dieta, pelas suas vitaminas.

História da receia[editar | editar código-fonte]

A receia é um conceito que, como tal, começou ser popular para a primeira década do século XXI nos ambientes de estudantes universitários. Devido às longas noites de biblioteca as que istos vejam-se expostos nas épocas de testes, outra refeição começaba ser necessária umas seis horas depois do jantar, sendo esta a receia. As costumes do tipo de alimento consumido vêm do boom da companhia McDonald's e o seu McAuto na época, que nos distritos universitários adotávam horário especial 24h nas épocas de testes. Isto é, os estudantes começaron consumir este tipo de fast-food nas altas horas da noite, começando espalhar um novo conceito que daría chegado até hoje.

O sucesso da receia é assim tão grande que cada vez é possível encontrar mais pontos de restauração abertos nas altas horas da noite, obrigando os empresários do setor explorar novas estratégias de mercado.

Referências médicas e esclarecimentos[editar | editar código-fonte]

Muitos médicos e nutricionistas recomendam que a receia seja o mais agradável e completa possível para evitar disfunções como a fome e a fadiga noturnas, muito típicas nas longas noites de biblioteca dos estudantes universitários. Atualmente, a receia é considerada como uma das múltiples refeições diárias recomendadas pelos nutricionistas na teoria das múltiplas refeições frugais.

Na definição de "receia" pode incluir-se, perfeitamente, tão só um hambúrguer.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]