Rede Anísio Teixeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Rede Anísio Teixeira é o Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais Livres da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia, instituído pela Portaria nº 9.004/08, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A Rede está vinculada ao Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão da SEC, sediado em Salvador.

Equipe pedagógica e técnica[editar | editar código-fonte]

A Rede Anísio Teixeira conta com uma equipe multidisciplinar de professores que trabalham em parceria com técnicos do audiovisual e da informática para as ações de formação, produção, catalogação e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres, de modo crítico, ético e contextualizado, com estudantes e professores das escolas públicas estaduais.

Todas as produções da Rede Anísio Teixeira convergem para a Plataforma Anísio Teixeira, um repositório com mais de 7.000 conteúdos, disponibilizados sob licenças Creative Commons, para livre acesso e download.

Projetos[editar | editar código-fonte]

Integram o programa Rede Anísio Teixeira os seguintes projetos:

  • Plataforma Anísio Teixeira (antigo Ambiente Educacional Web - AEW)
  • TV Anísio Teixeira
  • Blog da Rede (antigo Blog do Professor Web - PW)

Premiações[editar | editar código-fonte]

A Rede Anísio Teixeira foi finalista em 3 categorias no Prêmio ARede Educa 2016, conforme abaixo:

  • Prêmio Especial Recursos Educacionais Abertos: Programa Rede Anísio Teixeira
  • Plataformas Educacionais: Ambiente Educacional Web (atual Plataforma Anísio Teixeira)
  • Mídias Sociais: Blog do Professor Web e da Professora On Line (atual Blog da Rede)

A Rede AT ficou em segundo lugar, na modalidade Setor Público, com o Ambiente Educacional Web (atual Plataforma Anísio Teixeira) e o Blog do Professor Web e da Professora Online (atual Blog da Rede), entre os mais de 220 projetos classificados.[1]; [2]; [3]


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

BAHIA. Cartilha de Mídias e Tecnologias Educacionais. Secretaria da Educação. Instituto Anísio Teixeira. Rede Anísio Teixeira. Salvador, 2013.

BAHIA. Portaria nº 9.004 da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, de 20 de agosto de 2008. Sem título. Diário Oficial do Estado da Bahia, Bahia, p.22/23.

CCA USP. Rede Anísio Teixeira: 5 anos com mídias na educação, na Bahia. Departamento de Comunicação e Artes. Universidade São Paulo. São Paulo: 2013. Disponível em: <http://www.cca.eca.usp.br/content/rede-anisio-teixeira-5-anos-midias-educacao-bahia>. Acesso em: 20 abr. 2018.

LESSA, Claudia; PONTES, Aloísio. Mais de 6,5 mil conteúdos digitais educacionais são apresentados na Plataforma Anísio Teixeira. Jornal A TARDE, Salvador, 2017. Foco/Raio X da Educação. Disponível em <http://foco.atarde.uol.com.br/raioxdaeducacao/raiox6/ http://foco.atarde.uol.com.br/raioxdaeducacao/raiox6/>. Acesso em: 14 abr. 2018.

MORAES, J.M.Tecnologias Educacionais na Aplicação da Lei 10.639/2003 em Salvador – Uma análise do Programa Almanaque Viramundo da TV Anísio Teixeira – Secretaria da Educação. Dissertação (Mestrado de Políticas Públicas e Cidadania, da Universidade Católica de Salvador. Salvador, 2014.

WANDERLEY, Yuri. Mídias e Tecnologias Educacionais Livres da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia: Rede Anísio Teixeira. Anais [do] IIIº Colóquio Internacional de Educação, currículo e processos tecnológicos. Salvador : UNEB ; 2014.

WANDERLEY, Y. B. Apropriações tecnológicas no ensino e aprendizagem : as experiências dos educadores da Rede Anísio Teixeira / Yuri Bastos Wanderley. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2017.

Referências

  1. Aurea Lopes, Parabéns vencedores do Prêmio ARede Educa 2016!, ARede Educa, 24 de novembro de 2016.
  2. INSTITUTO Anísio Teixeira é finalista do Prêmio ‘A Rede Educa 2016’, Jornal Grande Bahia, Feira de Santana, 14 de agosto de 2016.
  3. Claudia Lessa e Aloísio Pontes, Mais de 6,5 mil conteúdos digitais educacionais são apresentados na Plataforma Anísio Teixeira, Jornal A Tarde, Salvador, Caderno Raio X da Educação, 2016.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site oficial