Rei Wu de Zhou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ji Fa
Rei Wu de Zhou
Conde de Zhou / Conde do Ocidente
Reinado 1 050 a.C. - 1 046 a.C.
Antecessor(a) Conde Wen
Sucessor(a) Título abolido
Rei de Zhou
Reinado 1 046 a.C. - 1 043 a.C.
Predecessor Título criado
Sucessor Rei Cheng de Zhou
 
Cônjuge Yijiang
Dinastia Dinastia Zhou
Nascimento 1086 a.C.
  Qixia
Morte 1043 a.C.
  Haojing
Pai Conde Wen
Mãe Taisi

O rei Wu, foi o fundador e primeiro rei da dinastia Zhou (em chinês, 周朝 ou Zhōucháo), responsável pela derrubada da anterior dinastia Shang.[1][2]

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascido Ji Fa, Wu foi o segundo filho de Wen, o governante do estado feudal de Zhou durante os anos finais da dinastia Shang da China Antiga. Sua mãe era Taisi e seu irmão mais velho era Boyi Kao.

Seu pai foi aprisionado pelo rei Zhou da dinastia Shang durante sete anos sob falsas alegações de traição, e Boyi Kao foi executado como parte da punição. Por esse motivo, Ji Fa se tornou herdeiro presuntivo de seu pai. Após oferecer tributos ao rei como reparação, Ji Chang foi libertado e promovido à posição de conde do Ocidente, mas seguiu planejando a sua vingança contra a dinastia Shang. Ele passou os próximos seis anos preparando suas forças, reunindo aliados e conquistando alguns estados aliados aos Shang, aumentando enormemente a sua influência. No seu penúltimo ano de vida, ele transferiu a capital do estado de Zhou de Qixia para Feng, colocando a dinastia Shang sob ameaça iminente. No ano seguinte, porém, Ji Chang morreu antes de completar a sua vingança. Ji Fa então assumiu o seu manto de liderança, e quatro anos depois liderou uma aliança de estados descontentes para subjugar a dinastia Shang. Na Batalha de Muye, o exército rebelde obteve uma vitória esmagadora, tendo a maior parte do exército de Shang desertado seu rei em protesto contra a sua tirania. O rei Zhou cometeu suicídio por autoimolação em seu palácio, e Ji Fa tomou sua capital em Zhaoge, dando início à dinastia Zhou.

Após retornar a Feng, Ji Fa - agora chamado oficialmente de rei Wu - transferiu sua capital mais uma vez, para Hao (ou Haojing). Após três anos de reinado, ele morreu de um tumor e foi sucedido por seu filho mais velho, Ji Song, como rei Cheng de Zhou.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Sima, Qian (94 a.C.). Registros do Historiador. China: [s.n.] 
  2. «Sima Qian on the early Zhou kings and the defeat of the Shang by the Zhou». Setembro de 2016. Consultado em 23 de janeiro de 2019