Remineralização

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Odontologia

Remineralização é a reconstituição dos minerais perdidos pelo organismo. Muito comum com os dentes, que passam por processos de desmineralização e remineralização constantes.

As estruturas de tecido duro, por exemplo, ossos e dentes, são formados, em grande parte, por minerais. Alguns dos mais importantes são cálcio e flúor. Algumas lesões como a cárie pode afetar o tecido mineralizado dos dentes e fazer com que os mesmos percam estrutura mineralizada, a chamada desmineralização. Porém existem processos que fornecem novamente minerais a esta estrutura, como é o caso das aplicações tópicas de flúor, feitas pelo cirurgião-dentista.

O dente, quando desidratado (após aplicação de álcool em sua superfície, por exemplo) tende a absorver líquidos do meio. Se aplicarmos flúor em um dente desidratado, iremos causar uma remineralização importante, devolvendo grande parte dos minerais perdidos durante a desmineralização. Isso só é possível em lesões cariosas iniciais, sem cavitação. Após a formação de cavidade, não há mais como remineralizar o tecido afetado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Odontologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.