Retórica geral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:

Titulo dum livro do Grupo µ (1970), momento importante no movimento de fundação da poética como ciência das formas literárias em geral, de reformulação contemporânea da retórica e de descrição das operações fundamentais de que as figuras e os tropos são casos particulares.

Neste trabalho, o corpus de figuras retóricas é analisado em função da natureza do procedimento que lhe dá origem, de que resulta a esquematização em quatro operações : a supressão, a adjunção, a supressão-adjunçao, a mutação. Paralelamente ao esquema de operações, a obra reorganiza os antigos tropos em função de seus níveis básicos de ocorrência, de tal modo que a nova sistematização se revela pertinente e funcional. A teorização decorre do trato direto com a realidade da língua em todas as suas manifestações, inclusive a linguagem jornalística, publicitária e coloquial e a gíria e mostra que nenhum texto, qualquer que ele seja, escapa a uma teoria das figuras da linguagem.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Retórica geral, São Paulo, Editora Cultrix, Editora da Universidade de São Paulo (Jacques Dubois, Francis Édeline, Jean-Marie Klinkenberg, Philippe Minguet, Francis Pire, Hadelin Trinon), 1974, tradução de Carlos Felipe Moisés, Duílio Colombini e Elenir de Barros, coordenação e revisão geral de Massaud Moisés (texto francês : 1970).
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.