Retiro dos Artistas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Retiro dos Artistas, também conhecido como Casa dos Artistas,[1] localizado em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, é uma instituição que acolhe artistas idosos que passam por dificuldades financeiras, são abandonados pela família ou não têm onde morar. Fundado em 1918 por Leopoldo Fróes (que se inspirou no exemplo da Maison de Répos des Artistes Dramatiques Français, criada pelo Barão Taylor nos arredores de Paris), os internos abrigados no local recebem alimentação, fazem fisioterapia e passam até por cuidados em um salão de beleza. Os residentes ainda produzem e expõem seus trabalhos em um centro cultural e dão aulas para iniciantes no mundo do espetáculo.[2]

Seu funcionamento depende de doações de dinheiro, roupas, alimentos, eletrodomésticos, móveis e também de trabalho voluntário.

Residentes[editar | editar código-fonte]

Entre os vários artistas que residiram no retiro estão:[2] [3] [4]

Referências

  1. «Casa dos Artistas é o lar de 52 artistas na terceira idade». Portal Terceira Idade. Consultado em 20 de março de 2016. 
  2. a b "Onde descansa o talento". Revista do Brasil, edição n° 29 (novembro de 2008)
  3. "Visita ao Retiro dos Artistas". AARFFSA
  4. "Residentes". Retiro dos Artistas
  5. http://otvfoco.com.br/ex-apresentador-da-globo-mudou-se-para-o-retiro-dos-artistas-esta-semana/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.