Richard Bona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Bona
Bona em Toruń, Polônia, 2007
Informação geral
Nome completo Bona Pinder Yayumayalolo
Nascimento 28 de outubro de 1967 (49 anos)
Origem Camarões
Gênero(s) Jazz, Jazz Fusion
Instrumento(s) Contrabaixo, Percussão, Vocal, Guitarra Elétrica
Gravadora(s) Universal Music, Columbia, Sony, Verve
Página oficial www.bonamusic.com

Richard Bona (Minta, Camarões, 28 de Outubro de 1967) é um baixista de jazz. Seu nome real segundo disse em show em Montreal ao lado de Bobby McFerrin é Bona Pinder Yayumayalolo [1].

Bona Pinder Yayumayalolo nasceu em uma família de músicos, que o permitiu a iniciar o aprendizado na música . Seu avô era um griot (contador de histórias e cantor tradicional da cultura oeste-africana) e percussionista, e sua mãe era uma cantora. Aos 4 anos, Bona começou a tocar balafon. Com 5 anos, começou a tocar na igreja de seu vilarejo. Pelo fato de sua família não ter muito dinheiro, Bona fabricou muitos de seus instrumentos: incluindo flautas e violões (com cordas retiradas de um velho tanque de motocicleta).[2]

Seu talento se espalhou rapidamente, e ele era convidado com frequência para festivais e cerimônias. Bona aprendeu a tocar violão aos 11 anos, e em 1980, aos 13 anos, ele montou sua primeira banda para um clube de jazz francês em Douala. O proprietário do clube tornou-se seu amigo e o ajudou a descobrir o jazz, em especial a de Jaco Pastorius, no qual inspirou  Bona a mudar seu foco para o baixo elétrico.

Atualmente é professor de música na Universidade de Nova Iorque.[3]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Richard Bona