Rio Akhuryan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Akhuryan
Akhuriyan, Akhouryan, Ախուրյան, Arpaçay, Арпачай, Ахурян
O rio visto da antiga capital arménia de Ani, na Turquia
Mapa das bacias dos principais rios da Arménia. O Akhuryan é o mais ocidental.
Mapa das bacias dos principais rios da Arménia. O Akhuryan é o mais ocidental.
Comprimento 186 km
Nascente Lago Arpi
Altitude da nascente 2 023 m
Caudal médio 269 m³/s
Foz Rio Arax
Área da bacia 9 670 km²
Países  Armênia
 Turquia
Coordenadas 40° 7' 53" N 43° 38' 54" E

O rio Akhuryan (também grafado como Akhuriyan, Akhouryan, em armênio/arménio: Ախուրյան; em turco: Arpaçay; em russo: Арпачай o Ахурян[1][2]) é um rio da Arménia e Turquia. Parte do seu percurso define a fronteira Arménia-Turquia, no sul do Cáucaso. Nasce na Arménia e corre para sul a partir do lago Tseli, ao longo da fronteira com a Turquia, até desaguar no rio Arax, pela margem esquerda, perto da cidade arménia de Bagaran. O rio Akhuryan drena uma bacia de 9670 km²[3] e tem um comprimento total de 186 km. O rio nunca chega a entrar totalmente em território turco, servido como fronteira internacional.

Gyumri, a segunda cidade da Arménia em número de habitantes, fica na margem oriental do rio. O Akhuryan também passa em quatro das doze capitais históricas da Arménia: Ani, Bagaran, Yervandashat e Shirakavan.

Referências

  1. Arpachay. Diccioinario enciclopético Brockhaus y Efron.
  2. Outros nomes do rio são:Arpa Çayı, Akhoran, Akhoren, Akhura, Akhuran, Akhurats’ Get, Akhuren, Ahur, Ahura, Ahuran, Ano Jur, Anu Jur, Arrp’ach’ay, Arevntyan Arrp’ach’ay, Nerk’in Arevnytyan Arp’ach’ay, Gareget, Garu Get, Metsamor, Zapadnyy Arpa-Chay, Arpa-Chay Ocidental, Arapçayı, Arpa-Chay e Arpa-Chai River
  3. Ахурян, Grande Enciclopédia Soviética