Rio Angara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo asteróide, veja 1957 Angara.
Angara
Paisagem do Angara
Mapa da bacia hidrográfica do Angara
Mapa da bacia hidrográfica do Angara
Comprimento c. 1.779 km
Nascente Lago Baikal
Altitude da nascente 456 m
Caudal médio até 120.000 km³/ano m³/s
Foz Rio Ienissei
País(es)  Rússia

O Rio Angara (em russo: Ангара́) é um rio de 1.779 km de comprimento que corre entre o oblast de Irkutsk e o krai de Krasnoyarsk, no sudeste da Sibéria, Rússia. É o único rio cuja água provém do Lago Baikal.

Após deixar o extremo sudoeste do Lago Baikal próximo da cidade de Listvyanka, flui para norte passando as cidades de Irkutsk e Bratsk, passando à direcção oeste após receber o contributo do rio Ilim e desemboca no rio Ienissei junto de Strelka.

Antes da união com o Ilim, o Angara é conhecido também como o Tunguska Superior (Verkhnyaya Tunguska). O Angara é navegável entre Irkutsk e Bratsk; a partir desta última cidade há demasiados rápidos. Em Bratsk encontra-se uma barragem com uma das maiores centrais hidroeléctricas do mundo (gera cerca de 4500 MW); em Irkutsk encontra-se uma outra menor (660 MW). O rio conta com outras duas barragens, convertendo-se numa das maiores fontes mundiais de energia hidroeléctrica.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.