Rio Beiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rio Beiro
Leito do rio Beiro à saída de Granada, cidade que atravessa canalizado
Mapa dos rios de Granada
Mapa dos rios de Granada
Nascente Serra de Alfaguara, Víznar
Caudal mínimo 0 m³/s
Foz Rio Genil
País(es) Flag of Spain.svg Espanha
Rio Beiro está localizado em: Espanha/relevo
Rio Beiro
Localização aproximada do local onde o rio Beiro entra na cidade de Granada
Coordenadas 37° 11' 44" N 3° 36' 3" O

O rio Beiro é um pequeno rio do sul de Espanha, que corre na província de Granada e é afluente da margem direita do rio Genil.

Nasce da serra de Alfaguara, no município de Víznar, e desagua no rio Genil nas vizinhanças de Granada, cidade que atravessa canalizado. Historicamente as suas águas procediam de vários barrancos e das escorrências geradas por perdas de água na acéquia de Aynadamar, a qual é alimentada pela nascente de Fuente Grande, em Alfacar.

O seu caudal é instável e escasso, especialmente após as sucessivas impermeabilizações da acéquia e por diversas vezes sofreu descargas poluentes procedentes das instalações fabris de Santa Bárbara, mais conhecidas como fábrica de pólvoras de El Fargue, situado na sua margem esquerda. No passado também era afetado pela antiga lixeira situada junto à estrada de Víznar, que servia toda a capital granadina e foi encerrada durante os anos 1990.

Segundo o Pano de Ordenação Territorial da Aglomeração Urbana de Granada (POTAUG), todo o vale do Beiro é considerado solo não urbanizável de proteção ecológica, e neles estão representados valores ecológicos, paisagísticos, florestai e agrícolas.

Notas[editar | editar código-fonte]