Rio Ceira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Ceira
Comprimento 100 km
Nascente Serra do Açor
Altitude da nascente 1118 m
Caudal médio N/D m³/s
Foz Mondego (Coimbra)
Área da bacia N/D km²
Delta N/D

O Ceira é um rio de montanha português que nasce na Serra do Açor, por baixo do Pico (ou Cabeço) do Gondufo na freguesia Piódão e desagua na margem esquerda do rio Mondego, a alguns metros a montante de Coimbra.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A primeira aldeia banhada por este rio é Malhada Chã, corre de seguida até à Barragem do Alto Ceira onde parte das suas águas são desviadas por túneis e levadas para a Barragem de Santa Luzia.

Mais abaixo em Val Pardieiros foi escavado um túnel para desviar o curso do rio e proteger as terras de cultivo dessa aldeia das comuns cheias invernais.

Tunel que desvia o curso do rio Ceira
Túnel Val Pardieiro, Rio Ceira


Durante vários quilómetros o seu serpenteado por entre as montanhas divide os concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra mas eventualmente chega a Góis atravessando a cidade e a sua característica ponte quinhentista. Em Ceira junta-se com o rio Corvo e juntos desaguam no Mondego.

Ponte Quinhentista sobre o rio Ceira em Góis

Projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às alterações climáticas”[editar | editar código-fonte]

O projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às alterações climáticas” prevê um investimento de 2,6 milhões de euros.

A obra prevê intervenções no concelho da Lousã, nomeadamente nos açudes do Cabril do Ceira, Amiais e Barrabás, onde se iniciou a intervenção em 2021.

O projeto contempla intervenções noutros açudes de municípios que integram este projeto, nomeadamente na Quinta da Mata e Foz do Choroso, na Pampilhosa da Serra; no açude de Vale Pardieiro, na Pampilhosa da Serra e Arganil; no açude de Poço da Cesta, em Arganil e no açude de Santo António, em Góis[1].

Afluentes[editar | editar código-fonte]

Barragens[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.