Rio Detroit

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rio Detroit
DetroitRiverlaker.jpg

Cargueiros passam constantemente pelo rio Detroit

Detroit-River.png

Localização do rio no sistema dos Grandes Lagos

Localização
Continente
Países
Localização
Altitude
172 mVisualizar e editar dados no Wikidata
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
51 kmVisualizar e editar dados no Wikidata
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
1 813 km²
Nascente
Altitude da nascente
175 m
Afluentes
principais
River Rouge (en), Ecorse River (en)Visualizar e editar dados no Wikidata
Lago no curso
Caudal médio
5 324 m³/s
Foz
Altitude da foz
174 m

O rio Detroit (em inglês: Detroit River ), localizado na América do Norte, tem uma extensão de 45 km e é um importante marco de referência na divisa territorial entre os Estados Unidos e o Canadá, pertencendo ao sistema dos Grandes Lagos. O seu nome vem do francês Rivière du Détroit, ou seja, «rio do Estreito». O nome refere-se ao facto de o rio ligar o lago Saint Clair ao lago Erie, embora não seja por definição um estreito mas sim um efluente do lago Saint Clair.

Este rio é uma importante rota de navegação das cidades de Detroit (no lado americano) e Windsor (no lado canadense). Neste ponto se destacam a ponte suspensa Ambassador Bridge e o Detroit–Windsor Tunnel (túnel rodoviário submerso).[1] O rio Detroit é uma importante artéria de transporte, bem como lugar de recreio para aficionados de embarcações.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos banha as cidades de Detroit, Grosse Pointe Park, River Rouge, Ecorse, Wyandotte, Riverview, Trenton, Grosse Ile, Gibraltar. No Canadá banha Tecumseh, Windsor, La Salle e Amherstburg.

Afluentes[editar | editar código-fonte]

Embora seja fundamentalmente um efluente de um lago, o rio Detroit tem vários afluentes próprios que drenam cerca de 2000 km². Estes incluem o rio Rouge, o rio Ecorse, o ribeiro Conner e o ribeiro Marsh nos Estados Unidos, e o ribeiro Turkey, o rio Little e o rio Canard no Canadá.

Ilhas[editar | editar código-fonte]

Entre as ilhas do rio Detroit estão a ilha Peche, ilha Belle, ilha Zug, ilha Fighting, ilha Turkey, ilha Grassy, ilha Grosse e a ilha Bois Blanc (também conhecida como ilha Boblo). As ilhas do rio Detroit inferior fazem parte da Reserva Natural Internacional do rio Detroit que é a única reserva de fauna internacional na América do Norte. A reserva tem ilhas, estuários, pântanos, bancos de areia e zonas ribeirinhas ao longo de 77 km do rio Detroit e da costa ocidental do lago Erie.

Altitude[editar | editar código-fonte]

O rio desce apenas 1 m desde os 175 m do lago St. Clair aos 174 m do lago Erie.

Referências

  1. «Detroit — EUA». Rap 10 - Viagens Online. Consultado em 17 de novembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.