Rio Kolyma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kolyma
O rio Kolyma na passagem por Debin, no distrito de Kolimskoye (Oblast de Magadan)
Comprimento 2129 km
Posição: 38
Caudal médio 4060 m³/s
Foz Golfo do Kolyma, Mar da Sibéria Oriental
Área da bacia 679934 km²
País(es)  Rússia

O rio Kolyma (em russo: Колыма́) encontra-se no noroeste da Sibéria, e a sua bacia cobre partes da República de Sakha, Chukotka, e do Oblast de Magadan.

Tem 2129 km de comprimento e drena uma bacia de 679 934 km², o que o converte no sexto maior da Rússia depois do rio Ienissei, rio Lena, rio Ob, rio Amur e rio Volga. Tem 275 grandes afluentes, cada um deles com mais de 10 km de comprimento. A largura oscila entre os 150 e 170 m com uma profundidade média de 6 m e um transporte médio de 10 km/h.

A bacia do Kolyma consiste em extensas montanhas no sul e leste, elevando-se até aos 2998 m do Monte Chen na Cordilheira de Cherskii, e a extensa planície do Kolyma no norte, onde desagua no Mar da Sibéria Oriental descarregando 4060 m³/s. Desagua no Golfo do Kolyma, no mar da Sibéria Oriental.

Fica congelado até vários metros de profundidade na maior parte do ano, degelando em princípios de Junho, e voltando a congelar em Outubro. Este rio é o habitat de lúcio, perca, salmão e tímalo americano (Thymallus Arcticus). Em terra podemos ver alces, ursos, muflões, renas selvagens, e, nas aves, grous brancos e cinzentos e outras espécies raras.

Seymchan, Zyryanka, Srednekolymsk e Chersky são os lugares mais povoados ao longo do rio. Infelizmente a bacia do Kolyma é mais conhecida pelos campos de trabalho para escravos (os gulags), activos até 1956 e pelas minas de ouro,[1] ambos extensamente documentados desde a abertura dos arquivos da era soviética de Estaline.

Mapa do Rio Kolyma

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Kowalski, Ludwik (2008). «1 – Alaska notes». Hell on Earth – Brutality and Violence Under the Stalinist Regime (em inglês). [S.l.]: American Academy of Arts and Sciences. ISBN 978-1-60047232-9 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Kolyma