Rio Ob

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Ob
Os percursos dos rios Irtysh e Ob
Comprimento 3.650 km
Nascente Montes Altai
Caudal médio 12.500 m³/s
Foz Mar de Kara
Área da bacia 2.972.497 km²
Delta N/D
País(es)  Rússia

O rio Ob (em russo: Обь), é um dos principais rios da Sibéria ocidental, na Rússia, e o quarto mais longo do país.

O Ob é conhecido pelo povo Khanty como Yag, Kolta e Yema, pelos Nenets como Kolta ou Kuay e pelos Tártaros Siberianos como Omar ou Umar.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O rio Ob nasce cerca de doze quilômetros a sudoeste de Biysk no Krai de Altai, pela confluência dos rios Biya e Katun. Ambos estes rios têm a sua origem nas montanhas Altai, o primeiro no lago Teletskoye, e o último, que tem 130 km de comprimento, nascendo a partir de um glaciar no monte Belukha. O Ob ziguezagueia para oeste e para norte até alcançar 55° N, onde se curva ao noroeste, e outra vez a norte, terminando finalmente no golfo de Ob, uma grande baía do mar de Kara, no oceano Ártico.

O rio divide-se em dois, especialmente após se ter junto ao grande rio Irtysh em 69° E, que nasce já em território da China. O Irtysh é realmente mais longo do que Ob. Da nascente do Irtysh à foz do Ob, o fluxo do rio Ob-Irtysh é o mais longo da Rússia com 5410 km. Outros rio afluentes dignos de registo são: do leste, Tom, Rio Chulym, Ket, Tym e Vakh; e, do oeste e sul, Vasyugan, Irtysh (com o Ishim, Tobol), e o Sosva.

As águas navegáveis na sua bacia hidrográfica alcançam um comprimento total de 14 300 quilômetros. O sistema combinado do Ob-Irtysh - o segundo mais longo sistema fluvial da Ásia - tem aproximadamente 5410 km (aproximadamente 3362 milhas) de comprimento. O maior porto fluvial é o do Irtysh em Omsk, com uma ligação ao Eixo Ferroviário Transiberiano.

No final do século XX, o Ob-Ienissei, que utiliza o rio Ket, com 862 quilômetros de comprimento, foi construído para ligar o Ob com o rio Ienissei, mas foi abandonado por não ser competitivo com o caminho-de-ferro.

A bacia do rio Ob é composta na maior parte por estepes, taiga, tundra e semideserto. As planícies aluviais do Ob são caracterizadas por muitos alfuentes e lagos.

O Ob é gelado a sul de Barnaul de novembro a abril, e a norte de Salekhard, do fim de outubro ao início de junho.

Perto de Novosibirsk há uma represa construída em 1956. Esta represa criou o maior lago artificial da Sibéria, o reservatório de Novosibirsk.

O rio é usado para a irrigação, energia hidroeléctrica e pesca, e conta com mais de 50 espécies de peixes.

Cidades nas margens do Ob[editar | editar código-fonte]

As principais cidades ao longo do rio são as seguintes:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Rio Ob
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.