Rio Neva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio Neva
Река Нева
Neva-StPetersburg2.JPG

O rio Neva em São Petersburgo

Localização
País
Localização
Parte de
Unified Deep Water System of European Russia (en)Visualizar e editar dados no Wikidata
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
74 km
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Neva basin (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Área da bacia
282.000 km²
Nascente
Altitude da nascente
4 m
Afluentes
principais
Mga River (en), Tosna River (en), Izhora River (en), Slavyanka River (en), Okhta River (en), Rio Moika, Dubrovka River (d), Duderhof Channel (d), Kronverksky Strait (en), Q4299900, Q4308025, Q4411342, Q4430717, Q4518626, Q4478865, Q21725617Visualizar e editar dados no Wikidata
Lago no curso
Caudal médio
2.600 m³/s
Foz

O rio Neva (em russo: Peка Нева́) é um curso de água do noroeste da Rússia e vai desde o lago Ladoga até ao golfo da Finlândia passando pela cidade de São Petersburgo. Apesar do modesto comprimento, é o terceiro maior rio europeu em termos de volume de água (após o Volga e o Danúbio).

Geografia[editar | editar código-fonte]

O comprimento do rio Neva é de 74 km, dos quais 28 km dentro de São Petersburgo e o restante no Óblast de Leningrado. Ele percorre em direção sudoeste desde o lago Ladoga, e o ponto mais ao sul do rio encontra-se perto da confluência com o rio Tosna, depois disso ele dobra em direção noroeste indo pro golfo da Finlândia. A largura média é de cerca 400 - 600 metros, já a largura máxima é 1.200 metros. A profundidade está entre 8 e 24 metros. A bacia hidrográfica do Neva inclui o lago Ladoga]] e o lago Onega, os dois maiores lagos da Europa, e cobre uma grande área do Noroeste da Rússia e no sul da Finlândia.

História[editar | editar código-fonte]

Durante a Idade Média o largo e navegável rio teve grande importância na ligação entre as regiões do Báltico e do Volga. A confluência do Neva e Izhora foi o local da famosa Batalha do Neva (1240) entre a Suécia e a Rússia. Alexander Yaroslavich, Príncipe de Novgorod, venceu esta contenda e tomou o seu título "Nevsky" (que significa "do Neva") deste acontecimento.

No século XVI a foz do Neva foi o local onde os Suecos construíram a fortaleza Nyen, e também o ilhéu de Shlisselburg. A primeira foi destruída por Pedro, o Grande, que depois fundou a Fortaleza de Pedro e Paulo em 1703. Na ilha Zayachy (Ilha das Lebres), a fortaleza é tida como a primeira estrutura da actual São Petersburgo. Foi também Pedro que mandou construir o canal Ladoga ligado o Neva ao rio Volkhov e ao rio Svir a sul do Ladoga.

Mapa do rio Neva,
com sua a localização no mapa da Europa.
O rio Neva em São Petersburgo, 1753.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.