Rio Shinano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Shinano
Ryuto-Ohashi.JPG

O rio Shinano

Localização
Continente
País
Localização
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
367 km
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
11 900 km²
Afluentes
principais
Nakatsu River (Shinano) (d), Q11396292, Matsu River (Kamitakai) (d), Q11557083, Kiyotsu River (d), Shibumi River (d), Yu River (d), Q11563524, Q11566096, Saigawa River (d), Torii River (d), Q17173665, Suyoshi River (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Caudal médio
456 m3/sVisualizar e editar dados no Wikidata
Foz

O rio Shinano (信濃川 Shinanogawa) é o mais longo rio do Japão. O seu nome provém do antigo nome da atual prefeitura de Nagano, mas os habitantes da região chamam-no habitualmente "rio Chikuma" (千曲川, Chikuma-gawa). Tem 367 km de comprimento e uma bacia com 11 900 km², que é a terceira em área no Japão.

O Chikuma tem origem a oeste do monte Kobushi, que se situa na fronteira entre as prefeituras de Saitama, Yamanashi e Nagano. No seu percurso para norte-noroeste passa pelas planícies de Saku, Ueda e Nagano; nesta última situa-se a cidade de Nagano. Ao entrar na prefeitura de Niigata, muda de nome para "Shinano" e corre para nordeste. Passando a planície de Tōkamachi, chega à planície de Echigo. Perto da cidade de Niigata desagua no mar do Japão.

O rio Shinano e os seus afluentes formam muitas planícies no seu curso superior e médio. Estes vales são habitados desde tempos antigos. O rio foi uma importante via de comunicação e transporte fluvial até ao século XIX.

No entanto, a planície de Echigo, a maior em toda a bacia do rio, foi uma exceção, devido às frequentes inundações. As obras para controlar o Shinano inferior começaram no século XVI e continuaram durante o período Edo. A relativa segurança permitiu o desenvolvimento de Niigata como cidade portuária, embora as inundações não se pudessem impedir por completo.

A obra mais ambiciosa foi iniciada em 1908. Em 1922 ficou completa o canal Ōkōzu (大河津分水路, o rio Shinshinano 新信濃川; shin significa "novo"), que é um segundo efluente par ao mar do Japão. A obra de construção do canal Sekiya (関屋分水路), um terceiro canal efluente, teve início em 1964 e ficou terminada em 1972. A planície de Echigo é hoje considerada a melhor área para cultivo de arroz de todo o Japão graças a estas obras.

Cidades banhadas pelo rio Shinano[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.