Robert Kearns

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Robert Kearns
Nascimento 10 de março de 1927
Gary, In
 Estados Unidos
Morte 9 de fevereiro de 2005 (77 anos)
Baltimore, Ma
 Estados Unidos
Nacionalidade americana
Cidadania Estados Unidos
Cônjuge Phyllis Kearns
Alma mater
Ocupação inventor,
Causa da morte Câncer cerebral

Robert William Kearns (Gary, 10 de março de 1927Baltimore, 9 de fevereiro de 2005) foi um engenheiro e inventor americano, reconhecido como o inventor do Temporizador para o limpador de para-brisa usado na grande maioria dos automóveis a partir de 1969. Sua primeira patente para a invenção foi apresentada em 1 de dezembro de 1964. Sua invenção que seria utilizada em todos os carros do mundo - sem exceção, foi disputada por empresas como a Ford Motor Company e a Chrysler Corporation que desejavam ter a patente daquele novo e atual produto.

Kearns faleceu a 9 de fevereiro de 2005 vitimado por um tumor cerebral provocado pelo Mal de Alzheimer. A história de sua invenção, o processo contra a Ford é contada no filme Jogada de Gênio, lançado em 2009, e vivido pelo ator Greg Kinnear. O filme relata a história verídica da vida de Kearns e sua brilhante vitória nos tribunais contra a Ford Motor Company onde ele mesmo fez sua defesa dispensando advogados. Foi casado com Phyllis Kearns e teve 6 filhos. O filme relata a desestrutura familiar ocasionada pelos anos de luta judicial.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.