Saltar para o conteúdo

Robert Pattinson: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 26: Linha 26:
| site_oficial =
| site_oficial =
| IMDB_id = 1500155
| IMDB_id = 1500155
| Fonte de noticias = ilikeit-br.blogspot.com
}}
}}



Revisão das 02h40min de 20 de novembro de 2009

Robert Pattinson
Robert Pattinson
Pattinson na premiére de Twilight em Los Angeles
Nome completo Robert Thomas Pattinson
Nascimento 13 de maio de 1986 (38 anos)
Londres, Inglaterra,  Reino Unido
Ocupação Ator, modelo, músico

Robert Thomas Pattinson (Londres, 13 de maio de 1986) é um ator, modelo e músico britânico, mais conhecido após interpretar Cedric Diggory em Harry Potter and the Goblet of Fire (Harry Potter e o Cálice de Fogo), o quarto filme da série inspirada nos livros de J. K. Rowling, e Edward Cullen em Twilight,[1] (Crepúsculo) adaptação cinematográfica do primeiro livro da série de romances de Stephenie Meyer.

Biografia

Robert Pattinson nasceu em Londres, Inglaterra. Durante a infância e adolescência, praticava vários desportos, desde futebol a snowboard. Além disso, desde cedo mostrou um grande interesse por música e começou a ter aulas de guitarra e piano. O primeiro colégio frequentado por ele foi o Tower House Preparatory, exclusivo para meninos, e suas primeiras atuações no teatro foram com 15 anos, quando se matriculou na Barnes Theatre Company, atuando em peças como Macbeth e Guys and Dolls.

Carreira

Modelagem

Pattinson começou sua carreira de modelo quando ele tinha doze anos, mas deixou quatro anos depois. Ele culpou a falta de trabalho como modelo masculino. Pattinson explicou em dezembro de 2008, "Quando eu comecei eu era bem alto e parecia uma menina, então eu tinha muito trabalho, pois foi durante esse período em que o visual andrógino era legal. Então, eu acho, fui me tornando um rapaz, desde isso nunca mais tive qualquer emprego. Minha carreira de modelo foi um fracasso".

Representação

Pattinson teve papéis coadjuvantes em filmes feitos para televisão como na qual interpretou Rawdy Crawley no filme Vanity Fair, estrelado por Reese Witherspoon, mas sua participação foi cortada da edição final do filme; ele não foi creditado. Seu primeiro papel creditado em um filme foi no mesmo ano, como Giselher, em Ring of the Nibelungs. Em maio de 2005, ele foi programado para aparecer na premiere do Reino Unido do filme The Woman Before , no Royal Court Theatre, mas foi demitido pouco antes da noite de abertura e foi substituído por Tom Riley. Mais tarde, naquele ano ele fez o papel de Cedrico Diggory no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo. Conseqüentemente, ele foi nomeado naquele mesmo ano como British Star of Tomorrow pelo Times. Ele também foi mais de uma vez chamado de o próximo Jude Law.

Pattinson desempenhou Edward Cullen no filme Crepúsculo, baseado no romance best-seller de Stephenie Meyer com o mesmo nome, que foi lançado em 21 de novembro de 2008 na América do Norte. Segundo o TV Guide, Pattinson estava inicialmente apreensivo com relação audições para o papel de Edward Cullen, temeroso de que não seria capaz de viver a "perfeição" esperada do personagem. Ele vai reprisar seu papel como Edward Cullen nas sequências de Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse.

Pattinson também teve papéis principais em filmes de longa metragem Little Ashes (como Salvador Dalí), How to Be (uma comédia britânica) e no curta-metragem The Summer House. Em 2010, ele irá aparecer em uma produção de teatro para o produtor David Pugh.

Ele se apresentou na 81º Academy Awards, em 22 de fevereiro de 2009.

Música

Pattinson toca guitarra e piano, e compõe suas próprias músicas. Ele também aparece como o cantor de duas músicas na trilha sonora de Crepúsculo: "Never Think", que ele co-escreveu com Sam Bradley, e "Let Me Sign ", que foi escrito por Marcus Foster e Bobby Long. As músicas foram incluídas no filme depois que a diretora Catherine Hardwicke adicionou "Never Think" as gravações de Pattinson sem o seu conhecimento, e ele aceitou colocá-la no filme. A trilha sonora do filme How to Be apresenta três canções originais realizadas por Pattinson e escritas pelo compositor Joe Hastings.

Além da gravação de trilhas sonoras, Pattinson disse: "Eu realmente nunca havia gravado nada - eu só toco em bares e outras coisas", e quando perguntado sobre a carreira profissional da música, ele disse, "a música é minha segunda opção caso a vida como ator não dê certo".[2] Em 2008, ele tocou em uma banda chamada "Bad Girls". "A banda pertence ao atual namorado da minha primeira namorada e ele estava tendo um microfone aberto à noite. Ele me convidou para cantar, mas era apenas um pouco de diversão - que foi de cerca de seis meses atrás. Eu não sei onde isso vai".

Filmografia

Ano Filme Personagem Nota
2004 Ring of the Nibelungs Giselher TV
Vanity Fair Rawdy Crawley não creditado
2005 Harry Potter and the Goblet of Fire Cedric Diggory
2006 The Haunted Airman Tobb Jugg TV
2007 The Bad Mother's Handbook Daniel Gale
Harry Potter e a Ordem da Fênix Cedric Diggory apenas flashback
2008 Crepúsculo Edward Cullen
How to Be Arthur
The Summer House Richard
2009 Little Ashes Salvador Dalí
Lua Nova Edward Cullen
2010 Remember Me Tyler Roth pós-produção
Unbound Captives Phineas pré-produção
Eclipse Edward Cullen sendo filmado

Prêmios

Ano Prêmio Indicação Resultado Filme
2008 Hollywood Film Festival New Hollywood Vencedor
-
Strasbourg Film Festival Best Actor in a Feature Vencedor How to Be
2009 First Glance Film Festival Best Actor Vencedor
MTV Movie Awards Breakthrough Performance Male Vencedor Twilight
Best Kiss (Robert Pattinson & Kristen Stewart) Vencedor
Best Fight (Robert Pattinson vs. Cam Gigandet) Vencedor
Teen Choice Awards Male Hottie Vencedor
-
Best Rumble (Robert Pattinson vs. Cam Gigandet) Vencedor Twilight
Best Liplock (Robert Pattinson & Kristen Stewart) Vencedor

Referências

  1. Sona Charaipotra (14 de novembro de 2008). «A Night Out With - Robert Pattinson». New York Times. Consultado em 6 de março de 2009 
  2. Gina McIntyre (9 de outubro de 2008). «Robert Pattinson on his 'Twilight' songs: 'Music is my backup plan if acting fails'». Los Angeles Times. Consultado em 6 de março de 2009 

Ligações externas