Rosicrucian Egyptian Museum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Museu Egípcio Rosacruz
Rosicrucian Egyptian Museum
Edifício principal do museu
Tipo Museu de história da civilização egípcia
Inauguração 1927 (91 anos)
Proprietário atual A.M.O.R.C.
Website Egyptian Museum.org
Geografia
País  Estados Unidos
Cidade San José
Localidade Rosicrucian Park

Rosicrucian Egyptian Museum (acrônimo de REM e em português: Museu Egípcio Rosacruz) é um museu temático localizado na cidade californiana de San José, nos Estados Unidos da América. Fundado e administrado pela Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis, faz parte do Rosicrucian Park.

Todo seu acervo é dedicado a cultura da antiga civilização egípcia e além de preservar réplica e peças originais, mantem atividades educacionais e científicas referentes aos faraós, suas pirâmides e a filosofia de vida desta civilização. Ao todo, são mais de 400 peças, entre peças extraídas de expedições arqueológicas e réplicas em tamanho natural de obras produzidas pela antiga civilização. O museu também preserva uma múmia encontrada em escavações patrocinadas pela AMORC americana na década de 1910.

O prédio principal do REM é uma reprodução fiel do templo de Amon-Rá de Karnak. Outra atração é a presença de um planetário, além de uma biblioteca especializada no país originário dos faraós.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

O museu foi aberto em 1927 para manter e guardar todo o acervo da exposição "The Rosicrucian Egyptian Oriental Museum" que percorreu algumas das principais cidades norte-americanas na década de 1920. Quem iniciou o acervo, idealizou a exposição e fundou o REM, foi o egiptólogo Harvey Spencer Lewis, um aficionado por esta antiga civilização, que já tinha patrocinado expedições e projetos arqueológicos no Egito. Harvey iniciou a sua coleção em 1915, quando ganhou uma pequena estátua, original, de Sekhmet. O prédio principal do REM foi construído em 1968.[3]

Referências

  1. «Egyptian Museum & Planetarium». Hiddensf. Consultado em novembro de 2016.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «San Jose, California: Rosicrucian Egyptian Museum». Roadside America. Consultado em novembro de 2016.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Rosicrucian Egyptian Museum». Atlas Obscura. Consultado em novembro de 2016.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rosicrucian Egyptian Museum