Harvey Spencer Lewis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Harvey Spencer Lewis, Primeiro Imperator da AMORC

F.R.C. Harvey Spencer Lewis, S.·.I.·., 33°66°95°, Ph.D. (25 de novembro de 1883 - 2 de agosto de 1939), famoso rosacruz, autor, ocultista, e místico, fundou nos Estados Unidos a Ordem RosacruzAMORC (Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis ), sendo seu primeiro Imperator, de 1915 a 1939.

Vida e Carreira[editar | editar código-fonte]

Harvey Spencer Lewis nasceu na cidade de Frenchtown, Nova Jersey, em 25 de novembro de 1883. Seus pais dedicavam-se, na época à educação, de modo que ele recebeu boa instrução. Trabalhou como publicitário e ilustrador, e utilizou a experiência nessa área para mais tarde promover a AMORC no seu primórdio, através de impressos e livretos. Seus primeiros aprendizados rosacruzes foram relacionados pelos seu interesse em fenômenos paranormais. Convidado para viajar à Europa, à convite de um ramo da ordem na França, logo se relacionou com os rosacruzes europeus e no final de sua viagem foi iniciado na ordem em Toulouse, por Emile Dantinne, também conhecido como Sar Hieronymus

Foi lhe dada a missão de levar o ideal rosacruz à América (um pequeno grupo havia primordialmente feito um assentamento na Pensilvânia no início do século XVII, mas foi dissolvido após poucos anos), além de promover a modernização dos seus ensinamentos. Lewis estabaleceu a AMORC, tornou-se seu primeiro Imperator e escreveu o que viria a ser o canône dos ensinamentos místicos da ordem, em forma de monografias, devotando dali por diante sua vida em prol da AMORC. Lewis também fundou o Rosicrucian Egyptian Museum, em San Jose, Califórnia.

Foi casado duas vezes. Sua segunda esposa foi Martha, com quem se casou em 1937. Juntamente com ela, Lewis viajou ao Egito durante a Grand Tour da AMORC para o Egito.

No passado Lewis manteve uma estação de rádio no Parque Rosacruz, mantendo programas diários voltados à música clássica e ao ensino do misticismo, e também concedeu inúmeras entrevistas a outras rádios.

Lewis também foi um dos três Imperators da FUDOSI, e seu nome místico foi Sar Alden. Ele recebeu inúmeras ordens honorárias, títulos e graus, em agradecimento e reconhecimento por seu trabalho e boa vontade. Seu filho Ralph Maxwell Lewis tornou-se o segundo Imperator da AMORC, e escreveu a biografia de seu pai, intitulada Missão Cósmica Cumprida

Frente do marco fúnebre do Dr. H.S. Lewis
Fundo do marco fúnebre do Dr. H.S. Lewis

Invenções[editar | editar código-fonte]

De acordo com a misteriosa página do F.R.C. Michael Nowicki em inglês (localizado em Rosicrucians Salon WebSite), H. Spencer Lewis construiu inúmeros aparelhos científicos.

Eles incluem:

Luxatone[editar | editar código-fonte]

O Luxatone ou Órgão Cromático era um aparelho que convertia sinais de áudio em cores, mostrando-os em uma tela triangular. Lewis o utilizava para demonstrar idéias místicas e filosóficas. O sinal de áudio era adicionado através do auxílio de microfones.

Um livrete intitulado "The Story of Luxatone - The Master Color Organ" foi impresso e enviado aos membros da AMORC e em sua Revista.

Contador de Coincidência de Raios Cósmicos[editar | editar código-fonte]

Este instrumento foi um protótipo do contador Geiger e foi construídos em idos de 1930.

Harpa vibratória[editar | editar código-fonte]

A "Sympathetic Vibration Harp" foi construída pelo Dr. Lewis para demonstração de certos princípios de ensinamentos da AMORC no campo do estudo das vibrações.

Alquimia[editar | editar código-fonte]

Em adição aos seus inúmeros trabalhos, em 22 de Junho de 1916, Lewis anunciou publicamente a transmutação de zinco em ouro — durante uma demonstração clássica de princípios alquímicos, na cidade de Nova Iorque. Uma equipe de Grandes Mestres da AMORC, membros da AMORC, um cientistas e um jornalista assistiram de perto o processo, que era composto pela mistura de ingredientes selecionados. O cientista declarou que o resultado do experimento tinha as mesmas ""propriedade do ouro"", e tal anúncio consta na "American Rosae Crucis"[1]. Os ingredientes para a transmutação do ouro nunca foram revelados. No livro "Perguntas e Respostas Rosacruzes" foi explanado que o material necessário para a transmutação era de difícil obtenção, e a relação custo/benefício não compensava a transmutação.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rosicrucian Principles for the Home and Business (março de 1929) (traduzido para português como: Princípios Rosacruz para o Lar e os Negócios. Biblioteca Rosacruz. Composto e Impresso na Grande Loja do Brasil - Curitiba, Paraná).
    • ensinamentos e lições rosacruzes sobre a filosofia aplicada no trabalho, nas metas pessoais e no Lar.
  • Rosicrucian Questions and Answers with Complete History of the Order
    • um livro duplo: Na primeira parte é contado a tradicional história da Ordem Rosacruz, com locais e datas específicas; Na segunda parte é composta de perguntas e respostas comuns aos que se interessam em ingressar na Ordem como membro.
  • The Mystical Life of Jesus A vida Mística de Jesus - Biblioteca Rosacruz. Composto e Impresso na Grande Loja do Brasil - Curitiba, Paraná)
    • Relacionado com a vida mística de Jesus; reconhecidamente influenciado pelo Evangelho Aquariano de Jesus Cristo, de Levi H. Dowling
  • The Secret Doctrines of Jesus A doutrina secreta de Jesus
    • Uma explanação dos vários símbolos, padrões e interpretações do trabalho de Jesus e seus doze Apóstolos
  • A Thousand Years of Yesterdays
  • Self Mastery and Fate with the Cycles of Life
    • Relacionado com o sistems de Ciclos da vida ([2]), similar em natureza ao bioritmo.
  • Rosicrucian Manual (1918, 1929 com re-impressões) Manual RosaCruz Biblioteca Rosacruz. Composto e Impresso na Grande Loja do Brasil - Curitiba, Paraná
    • Explana a estrutura da AMORC e inclui tudo que um novo membro rosacruz precisa saber.
  • Mansions of the Soul: The Cosmic Conception Mansões da Alma: A concepção Cósmica. Biblioteca Rosacruz. Composto e Impresso na Grande Loja do Brasil - Curitiba, Paraná
  • The Symbolic Prophecy of the Great Pyramid A Profecia Simbólica da Grande Pirâmide. Biblioteca Rosacruz. Composto e Impresso na Grande Loja do Brasil - Curitiba, Paraná
    • apresenta uma interpretação da simbologia egípcia, com velhas e novas discussões sobre o tema.
  • Mental Poisoning

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Harvey Spencer Lewis

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Nota 1: F.R.C. é um título Rosacruz.
Nota 2: S.·.I.·. É um título Martinista.
Nota 3: 33°66°95° são graus maçons.