Harvey Spencer Lewis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Harvey Spencer Lewis, Primeiro Imperator da AMORC

F.R.C. Harvey Spencer Lewis, S.·.I.·., 33°66°95°, Ph.D. (25 de novembro de 1883 - 2 de agosto de 1939), famoso Rosacruz, autor, ocultista, e místico, Fundou nos Estados Unidos a Ordem RosacruzAMORC (Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis ), sendo seu primeiro Imperator, de 1915 à 1939.

Vida e Carreira[editar | editar código-fonte]

Templeofrosycross.png
Templo da Rosacruz

Harvey Spencer Lewis nasceu na cidade de Frenchtown, Nova Jersey, em 25 de novembro de 1883. Seus pais dedicavam-se, na época à educação, de modo que ele recebeu boa instrução. Trabalhou como publicitário e ilustrador, e utilizou a experiência nessa área para mais tarde promover a AMORC no seu primórdio, através de impressos e livretos. Seus primeiros aprendizados rosacruzes foram relacionados pelos seu interesse em fenômenos paranormais. Convidado para viajar à Europa, à convite de um ramo da ordem na França, logo se relacionou com os rosacruzes europeus e no final de sua viagem foi iniciado na ordem em Toulouse, por Emile Dantinne, também conhecido como Sar Hieronymus

Foi lhe dada a missão de levar o ideal rosacruz à América (um pequeno grupo havia primordialmente feito um assentamento na pensilvânia, no início do século XVII, mas foi dissolvido após poucos anos), além de promover a modernização dos seus ensinamentos. Lewis estabaleceu a AMORC, tornou-se seu primeiro Imperator e escreveu o que viria a ser o canôn dos ensinamentos místicos da ordem, em forma de monografias, devotando dali por diante sua vida em prol da AMORC. Lewis também fundou o Museu Egípcio Rosacruz, uma ainda popular atração em San Jose, Califórnia.

Foi casado duas vezes. Sua segunda esposa foi Martha, com quem se casou em 1937. Juntamente com ela, Lewis viajou ao Egito durante a Grand Tour da AMORC para o Egito.

No passado Lewis manteve uma estação de rádio no Parque Rosacruz, mantendo programas diários voltados à música clássica e ao ensino do misticismo, e também concedeu inúmeras entrevistas à outras rádios.

Lewis também foi um dos três Imperators da FUDOSI, e seu nome místico foi Sar Alden. Ele recebeu inúmeras ordens honorárias, títulos e graus, em agradecimento e reconhecimento por seu trabalho e boa vontade. Seu filho Ralph Maxwell Lewis tornou-se o segundo Imperator da AMORC, e escreveu a biografia de seu pai, intitulada Missão Cósmica Cumprida

Frente do marco fúnebre do Dr. H.S. Lewis
Fundo do marco fúnebre do Dr. H.S. Lewis

Invenções[editar | editar código-fonte]

De acordo com a misteriosa página do F.R.C. Michael Nowicki em inglês (localizado em Rosicrucians Salon WebSite), H. Spencer Lewis construiu inúmeros aparelhos científicos.

Eles incluem:

Luxatone[editar | editar código-fonte]

O Luxatone ou Órgão Cromático era um aparelho que convertia sinais de áudio em cores, mostrando-os em uma tela triangular. Lewis o utilizava para demonstrar idéias místicas e filosóficas. O sinal de áudio era adicionado através do auxílio de microfones.

Um livrete intitulado "The Story of Luxatone - The Master Color Organ" foi impresso e enviado aos membros da AMORC e em sua Revista.

Contador de Coincidência de Raios Cósmicos[editar | editar código-fonte]

Este instrumento foi um protótipo do contador Geiger e foi construídos em idos de 1930.

Harpa vibratória[editar | editar código-fonte]

A "Sympathetic Vibration Harp" foi construída pelo Dr. Lewis para demonstração de certos princípios de ensinamentos da AMORC no campo do estudo das vibrações.

Alquimia[editar | editar código-fonte]

Em adição aos seus inúmeros trabalhos, em 22 de Junho de 1916, Lewis anunciou publicamente a transmutação de zinco em ouro — durante uma demonstração clássica de princípios alquímicos, na cidade de Nova Iorque. Uma equipe de Grandes Mestres da AMORC, membros da AMORC, um cientistas e um jornalista assistiram de perto o processo, que era composto pela mistura de ingredientes selecionados. O cientista declarou que o resultado do experimento tinha as mesmas ""propriedade do ouro"", e tal anúncio consta na "American Rosae Crucis"[1]. Os ingredientes para a transmutação do ouro nunca foram revelados. No livro "Perguntas e Respostas Rosacruzes" foi explanado que o material necessário para a transmutação era de difícil obtenção, e a relação custo/benefício não compensava a transmutação.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rosicrucian Principles for the Home and Business (março de 1929) (Traduzido para o portugues como: Princípios Rosacruz para o Lar e os Negócios. Biblioteca Rosacruz. Composto e Impresso na Grande Loja do Brasil - Curitiba, Paraná).
    • ensinamentos e lições rosacruzes sobre a filosofia aplicada no trabalho, nas metas pessoais e no Lar.
  • Rosicrucian Questions and Answers with Complete History of the Order
    • um livro duplo: Na primeira parte é contado a tradicional história da Ordem Rosacruz, com locais e datas específicas; Na segunda parte é composta de perguntas e respostas comuns aos que se interessam em ingressar na Ordem como membro.
  • The Mystical Life of Jesus A vida Mística de Jesus - Biblioteca Rosacruz. Composto e Impresso na Grande Loja do Brasil - Curitiba, Paraná)
    • Relacionado com a vida mística de Jesus; reconhecidamente influenciado pelo Evangelho Aquariano de Jesus Cristo, de Levi H. Dowling
  • The Secret Doctrines of Jesus A doutrina secreta de Jesus
    • Uma explanação dos vários símbolos, padrões e interpretações do trabalho de Jesus e seus doze Apóstolos
  • A Thousand Years of Yesterdays
  • Self Mastery and Fate with the Cycles of Life
    • Relacionado com o sistems de Ciclos da vida ([2]), similar em natureza ao bioritmo.
  • Rosicrucian Manual (1918, 1929 com re-impressões) Manual RosaCruz Biblioteca Rosacruz. Composto e Impresso na Grande Loja do Brasil - Curitiba, Paraná
    • Explana a estrutura da AMORC e inclui tudo que um novo membro rosacruz precisa saber.
  • Mansions of the Soul: The Cosmic Conception Mansões da Alma: A concepção Cósmica. Biblioteca Rosacruz. Composto e Impresso na Grande Loja do Brasil - Curitiba, Paraná
  • The Symbolic Prophecy of the Great Pyramid A Profecia Simbólica da Grande Pirâmide. Biblioteca Rosacruz. Composto e Impresso na Grande Loja do Brasil - Curitiba, Paraná
    • apresenta uma interpretação da simbologia Egipcia, com velhas e novas discussões sobre o tema.
  • Mental Poisoning

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Harvey Spencer Lewis

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Nota 1: F.R.C. é um título Rosacruz.
Nota 2: S.·.I.·. É um título Martinista.
Nota 3: 33°66°95° são graus maçons.