Rueil-Malmaison

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rueil-Malmaison
  Comuna francesa França  
Place de l'Église.
Place de l'Église.
Símbolos
Brasão de armas de Rueil-Malmaison
Brasão de armas
Gentílico Rueillois
Localização
Rueil-Malmaison está localizado em: França
Rueil-Malmaison
Localização de Rueil-Malmaison na França
Coordenadas 48° 48' 19" N 2° 08' 06" E
País  França
Região Blason France moderne.svg Ilha de França
Departamento Blason département fr Hauts-de-Seine.svg Altos do Sena
Administração
Prefeito Patrick Ollier
Características geográficas
Área total 14,70 km²
População total (2018) [1] 79 455 hab.
Densidade 5 405,1 hab./km²
Altitude máxima 138 m
Altitude mínima 24 m
Código Postal 92500
Código INSEE 92063
Sítio mairie-rueilmalmaison.fr

Rueil-Malmaison é uma comuna francesa situada no departamento de Altos do Sena na região de Île-de-France. Sua população em 2004 era de 76.400 habitantes, que são chamados de rueillois (homens) ou rueilloises (mulheres).

Toponímia[editar | editar código-fonte]

Rotoialos, formação da época gaulesa.

O nome da cidade foi primeiramente, Rotoialo villa em 550[2], Rigoïalensis villa em 587[2], Riogilum em 873[2], no século XII e no XIII, Ruellium em 1113[2], Roialum, Ruolium[2], depois Ruellium, Ruol[2], Rueul em 1308[2]. Reuil, Ruel, Rueil (no século XVII, encontrado frequentemente o nome Rueil en Parisis) e desde 1928 Rueil-Malmaison (por decreto ministerial).

A origem suposta de Rueil é um nome céltico Ritoialos (ritus, "o vau", et ialos, "a clareira") ou Rialo (ri, o "riacho" e ialos). A raiz céltica -ialo, "clareira", é encontrada em muitos topônimos em -euil : Argenteuil, Verneuil, Neuilly.

A adição de Malmaison, que permite fazer a distinção com a comuna de Rueil-la-Gadelière (28), recorda o nome do domínio tornado famoso sob o Consulado e o Império. A origem do nome não é estabelecida, mas às vezes evoca memórias das exações normandas no domínio (de "Mala Mansio" : casa de infortúnio ou má casa), que também poderia significar que a cidade foi mal frequentada.

História[editar | editar código-fonte]

Rueil-Malmaison - 1909 Post Office - 1.JPG

O território de Rueil é frequentado há um período muito antigo: se descobriu, no sítio do "Closeaux" durante as obras de fundação para o estabelecimento de um novo distrito, perto do Sena, um sítio datado de Mesolítico de uma tribo Aziliana (10 300 a 8 700 antes de nossa era)[3].

A primeira menção histórica de Rueil, ou melhor, de Rotoialum villae data do século VI, na História dos Francos escrita por Gregório de Tours. A expressão designa o que então é apenas uma villa no estilo romano[4]. Também chamado de Roialum ou Rotariolensem villam, era um local de prazer e caça de Reis merovíngios, do século VI ao século VIII.

Cidades geminadas[editar | editar código-fonte]

Em 5 de agosto de 2015, Rueil-Malmaison é geminada com[5]:

Além disso, a comuna de Rueil-Malmaison assinou acordos de cooperação:[5] :

Outros acordos foram assinados mas não renovados[5]:

Educação[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Rueil-Malmaison

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  2. a b c d e f g Hippolyte Cocheris, Anciens noms des communes de Seine-et-Oise, 1874, ouvrage mis en ligne par le Corpus Etampois.
  3. Le site du Closeau, à Rueil-Malmaison (Hauts-de-Seine) : Un des plus vastes gisements du Paléolithique supérieur d'Europe, CNRS Infos, 2000
  4. Rueil Infos Predefinição:N° - fevereiro de 2018, p. 31
  5. a b c «Atlas français de la coopération décentralisée et des autres actions extérieures». le site du ministère des Affaires étrangères. Consultado em 5 de agosto de 2015 .
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.