Saltar para o conteúdo

San Giovanni della Malva in Trastevere

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de São João da Malva em Trastevere
San Giovanni della Malva in Trastevere
San Giovanni della Malva in Trastevere
Fachada da igreja e o campanário.
Tipo igreja católica
Arquiteto(a) Giacomo Moraldi
Início da construção 1851
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Página oficial Site oficial
Geografia
País Itália
Localização Rione Trastevere
Região Roma
Coordenadas 41° 53′ 31″ N, 12° 28′ 09″ L
Mapa
Localização em mapa dinâmico

San Giovanni della Malva in Trastevere ou Igreja de São João da Malva em Trastevere é uma igreja de Roma, Itália, localizada no rione Trastevere, na piazza di San Giovanni della Malva. É dedicada a Imaculada Conceição e aos Santos João Evangelista e João Batista. Faz parte da paróquia de Santa Dorotea.

É a igreja nacional em Roma da comunidade albanesas desde 1 de agosto de 2004.[1][2]

Escultura da fachada, localizada acima do portal: "Virgem Maria com os Santos João Evangelista e João Batista".

A igreja, muito antiga, foi construída na Idade Média. Apareceu nos registros pela primeira vez numa bula do papa Calisto II, de 1123, com o nome de "Sancti Iohannis prope portam Septimianam" ("junto da Porta Setimiana"). A partir do século XIV, passou a ser conhecida como "Sancti Iohannis ad Ianiculum" ("no Janículo"). O nome atual, atestado a partir de 1367, possivelmente deriva ou da planta malva, que crescia nas redondezas, ou de uma corruptela do nome "Mica Aurea ("areia dourada"), nome que, na época era dado a esta área do Janículo, hoje chamada de "Montorio". Além disso, em alguns catálogos, ela aparece com o nome "Sancti Iohannis mica aurea".

Em 1475, por ocasião do jubileu e da inauguração da Ponte Sisto, o papa Sisto IV mandou restaurá-la. Em 1818, a igreja medieval, já quase completamente arruinada, foi demolida e, em 1851, foi reconstruída uma nova, financiada por Pio Grazioli e com base num projeto de Giacomo Moraldi.

A igreja tem uma fachada tripartida e um tímpano triangular. Acima da porta está um baixo-relevo da "Virgem Maria com os Santos João Evangelista e João Batista", uma recordação de que esta igreja é dedicada à Imaculada Conceição e aos dois santos (como atesta uma inscrição no interior). Além disso, na fachada estão dois brasões, um cordeiro e uma águia, símbolos dos santos.

O interior apresenta uma planta em cruz grega (a igreja anterior era basilical, com uma nave e dois corredores) encimada por uma cúpula hemisférica. Antes da igreja está um átrio, acima do qual está uma galeria para os músicos (cantoria). Da antiga decoração interna não restou nada; estão expostas no local apenas óperas dos séculos XVIII e XIX de autores ignorados ou incerto. A principal é a peça-de-altar da "Madona com os Santos João Evangelista e João Batista".

Referências

  1. «Chiesa S. Giovanni della Malva in Trastevere» (em italiano). Roma Multi Etnica 
  2. «San Giovanni della Malva in Trastevere» (em italiano). Minnistero del'Interno. Consultado em 18 de setembro de 2015. Arquivado do original em 30 de setembro de 2015 
  • Armellini, M. (1891). Le chiese di Roma dal secolo IV al XIX (em italiano). Roma: [s.n.] p. 664-666 
  • Hülsen, Christian (1927). Le Chiese di Roma nel Medio Evo (em italiano). Florença: [s.n.] p. 240-241 
  • Carpaneto, Giorgio (2000). I rioni e i quartieri di Roma. Rione XIII Trastevere (em italiano). 3. Milão: Newton & Compton Editori. p. 831-923 
  • Rendina, Claudio (2000). Newton & Compton Editori, ed. Le Chiese di Roma (em italiano). Milão: [s.n.] p. 134. ISBN 978-88-541-1833-1 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre San Giovanni della Malva in Trastevere