Saab 900

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox question.svg
Esta página ou seção carece de contexto (desde setembro de 2011).

Este artigo (ou seção) não possui um contexto definido, ou seja, não explica de forma clara e dire(c)ta o tema que aborda. Se souber algo sobre o assunto edite a página/seção e explique de forma mais clara e objetiva o tema abordado.

Saab 900
Saab 900 GLE (2) (crop).jpg
Visão Geral
Nomes
alternativos
Saab 900 Classic
Saab 900 Convertible
Produção 1978-1998
Fabricante Saab Automobile
Modelo
Classe Executivo compacto (Classe D)
Carroceria Hatchback
Conversível
Ficha técnica
Motor 2.0 L
2.1 L I4
Transmissão 4 manual
5 manual
3 automático
Modelos relacionados Opel Vectra
Dimensões
Comprimento 4.685
Entre-eixos 2.517
Largura 1.690
1.695 (turbo)
Altura 1.425
Cronologia
Último
Último
Saab 99
Saab 9-3
Próximo
Próximo


O Saab 900 é um automóvel produzido pela montadora sueca Saab Automobile de 1978 a 1998, divido em duas gerações. Seu chassi foi baseado no modelo Saab 99 e produzido nas versões sedan, hatch e conversível (1986), sendo este último o de maior sucesso. Foi sucedido pelo Saab 9-3.

Saab Convertible 86-94[editar | editar código-fonte]

Por volta de 1981, o presidente da Saab-Scania da América, Robert J. Sinclair, viu a oportunidade da Saab produzir um carro conversível de alta qualidade. As principais fabricantes de automóveis nos Estados Unidos haviam renunciado à produção de conversíveis e a Saab seguiu sem parceria na produção do Saab Convertible. Com menos de 30 mil dólares e poucos meses para concluir o projeto, a equipe de Sinclair trabalhou para a transformação do Sedan 900i num protótipo conversível. No mesmo momento, o especialista em transformações, sueco Leif Mellberg de Nykoping, trabalhou simultaneamente em um projeto de protótipo com base no CombiCoupe 900.

Os críticos se reuniram em Pasadena, Califórnia, a fim de avaliar os dois protótipos. Com um funcionamento automático da capota em menos de 30 segundos e com apenas dois ganchos necessários para garantir ao quadro do pára-brisas, o Saab Convertible americano foi facilmente o vencedor.

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.