Chassi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Exemplo de chassi

Chassi (do francês chassis) é uma estrutura de suporte para outros componentes que pode ser feita de aço, alumínio, ou qualquer outro material rígido.[1] A sua aplicação mais conhecida é em veículos, para sustentar os sistemas embarcados, mas também é utilizada para designar toda a estrutura de suporte de objetos móveis como computadores, tevês, barcos etc.

Veículos como camiões, motociclos, autocarros, automóveis, karts, entre outros, têm a sua carroçarias montadas sobre o chassi. Alguns veículos têm os seus sistemas embarcados montados diretamente na carroçaria e, neste caso, é utilizado o termo monobloco para designar este tipo de estrutura de suporte. Alguns dos componentes que são acoplados ao chassi são o motor, sistema de freios, caixa de marcha, dentre outros. Em português, a palavra chassi é usada no singular e chassis no plural. Existe também a forma chassis, um substantivo masculino de dois números.

Número de Identificação do Veículo[editar | editar código-fonte]

"Chassi" também é o nome que se dá ao Número de Identificação do Veículo (NIV) ou Vehicle Identification Number (VIN), composto por 17 caracteres alfanuméricos que identificam os veículos automotores em geral.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 392.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.