Para-brisa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um para-brisa panorâmico, modelo Edsel Corsair de 1959.
Um para-brisa estilhaçado.

O para-brisa (pré-AO 1990: pára-brisa) é uma parte do automóvel ou de uma aeronave que o protege contra a chuva, insetos, e contra a força do vento,[1] como diz o próprio nome .

No automóvel, o para-brisas é composto por duas lâminas de vidro que são unidas por uma camada de PVB (polivinilbutino) que "gruda" uma lâmina à outra, e em caso de quebra, não permite o estilhaçamento dos vidros.

Antes de 1940 os para-brisas usados nos veículos automóveis caíam para a frente no momento de um impacto: eram utilizados os de vidro temperado, que no momento do impacto eram de alta periculosidade para condutor e passageiros já que emitiam partículas de vidro como que em explosão. O avanço técnico levou ao moderno para-brisa de vidro laminado, dando maior garantia de segurança, pois no momento do impacto o vidro estala sem deixar desprender partículas perigosas para os ocupantes do veículo.

Reparar[editar | editar código-fonte]

A rachadura do pára-brisa nem sempre justifica a substituição. De acordo com a US National Windshield Repair Association, muitos tipos de lascas e rachaduras podem ser reparados. O reparo depende do tamanho da rachadura, da posição da rachadura, profundidade e tipo de rachadura.

O conserto do pára-brisa é um processo complicado para DIY. A resistência do pára-brisa pode afetar a integridade estrutural geral do carro. Você precisa de um técnico qualificado e experiente para fazer o trabalho. O processo começa com a limpeza dos detritos da rachadura e criando um vácuo ao redor da rachadura. Em seguida, uma resina química é preenchida dentro da rachadura por meio de um injetor.[2] Depois que a rachadura é preenchida, ela é tratada com raios ultravioleta. Depois de concluir essas etapas, o pára-brisa reparado tem cerca de 99% da clareza e 96% da resistência estrutural restaurada.

Segurança[editar | editar código-fonte]

A segurança é o aspecto mais importante para os fabricantes de automóveis e também para os governos. Para manter os pára-brisas dos carros seguros para os passageiros, os governos definiram regras sob as leis de veículos motorizados. Qualquer carro vendido em qualquer país da Europa precisa da certificação ECE para todos os tipos de óculos. Da mesma forma, para os EUA, a certificação DOT é necessária. Essas certificações garantem a confiabilidade e qualidade dos pára-brisas utilizados nos veículos e garantem a segurança do consumidor.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. para-brisas in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-29 05:13:09]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/para-brisas
  2. «Windshield Repair, Car Glass Repair | Windshield Glass Repair Experts». Windshield Store (em inglês). Consultado em 11 de outubro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.