Sabaneta (Antioquia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outras cidades contendo este nome, veja Sabaneta.
Município de Sabaneta
Sabaneta
Bandeira oficial de Município de Sabaneta
Brasão oficial de Município de Sabaneta
Bandeira Brasão
Colombia - Antioquia - Sabaneta.svg
Coordenadas 6° 13' 55" N 75° 34' 05" E
País Colômbia
Área  
  Total 15 km²
População  
  Cidade 44.820 hab.
  Metro 3.312.165 hab.
   -Densidade metropolitana   2.988/km²
Fuso horário -5 (UTC)
Website: [http://www.sabaneta.gov.co www.sabaneta.gov.co]

Sabaneta é uma cidade e município da Colômbia, no departamento de Antioquia. Faz parte da região metropolitana de Medellín. A distância do município para Medellín, a capital do departamento, é de 14 quilômetros.

Atualmente é um dos territórios mais dinâmicos do país; Destaca-se não só como o menor município da Colômbia, mas também pelo seu progresso e desenvolvimento. Graças a esta transformação, foi passando de vila em cidade, tornando-se um destino turístico e religioso pela sua infraestrutura, seu desenvolvimento econômico, social e cultural, sua tradição religiosa e a qualidade humana de seus habitantes.

Prefeitura de Sabaneta.

Origens[editar | editar código-fonte]

Sabaneta foi inicialmente habitada pelos índios Anaconas (aborígenes do outro lado do Ana), que se estabeleceram na encosta oriental, a partir do monte Pan de Azúcar. No ano de 1750, famílias de origem espanhola instalaram-se neste local. Os grupos Montoya, Restrepo, Vélez, Díaz, Díez, Vásquez, Guzmán, Garcés, Baena, Salazar, Mejía, Mesas, Álvarez e Soto constituem o segundo grupo populacional desta região. Em 31 de julho de 1858, a instrução pública para homens começou sob a orientação do professor Sotero Arango, que teria trabalhado como uma seção da Escola Masculina Envigado. Em 1865, a Sra. Adelaida Correa Estrada começou a trabalhar como professora na escola que, um século depois, leva seu nome Cidade de Envigado Sabaneta foi constituída na aldeia de Envigado pelo Convênio Nº 11 de janeiro de 1899 e seu primeiro inspetor foi Dom Venancio Díaz Vásquez. Em 20 de julho de 1911, foi inaugurada a estação José Félix de Restrepo, dando lugar à Estrada de Ferro Antioquia e marcando a mudança de vida de muitos dos habitantes, que até então se dedicavam à mula e à agricultura.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sabaneta (Antioquia)
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.